30 novembro 2009

REUNIÃO COM PAIS

Um. Aviso de Recepção.
«Se os conselhos fossem bons, vendiam-se.» (autor anónimo)

A boa comunicação parte de algumas bases, uma delas é ter alguma forma de verificar se a mensagem é recebida. Não se trata de ter papéis extensos para os pais assinarem, uma simples rúbrica num destacável e uma informação breve (local, hora e tema de reunião) basta.

Bem sei que os resultados são discutíveis, mas parece-me importante existir este cuidado. Isto nunca irá dispensar um telefonema aos pais, se assim o entenderes. O importante está em procurar ferramentas adequadas.

Dois. Escolher um tema.

Aqui poderiam estar também os tópicos de discussão. Mesmo que seja apenas para uma simples conversa de café, avisem. Às vezes, é apenas uma questão de cortesia, ainda assim convém não subestimar o poder destes pormenores.

Esta reunião de pais terá como tema “A identidade da criança cristã”. Confesso que poderia ser mais apelativo, algo mais publicitário, mas as ideias em discussão encontrar-se-ão à volta deste tema - como é o caso da necessidade do exemplo do adulto cristão para a formação da identidade da criança.

Três. Ter um ponto de partida.

«O óbvio nem sempre é evidente.»
de autor anónimo

Tal como num encontro de catequese, o ponto de partida pode e deve provocar/evocar a experiência das pessoas. Para quê? Para promover “faísca” na reunião, independentemente se o fazes com um esquema (como o da imagem) ou um vídeo do youtube.

Neste caso, pretendo iniciar a discussão com uma revisão do contrato educativo: um wake up call ... ou ‘chamada à realidade’ para a catequese como resposta à vontade dos pais em procurar a comunidade, e não o contrário.

Quatro. Pelo menos, uma dinâmica.

Os pais precisam de ter voz activa na reunião. «Eu disse, eu faço, eu sinto-me bem, eu sou importante.» Só assim irão querer estar por inteiro e partilhar contigo as suas ideias, as suas experiências.

Desta vez escolhi uma dinâmica de foto-linguagem: através de imagens mais ou menos óbvias, os pais serão convidados a escolher uma e a explicar de que forma aquela imagem transmite uma das características marcantes dos seus filhos.

Para só então tentar perceber onde está a inspiração de Deus para eles, pois antes mesmo deles (pais) já Ele sonhava os seus filhos e preparava para eles uma caminhada de fé.

Cinco. Algo+.
Compromisso ou simples síntese. Algo concreto deve ficar. Desafia os pais do teu grupo a estarem mais presentes, nem que seja só para irem à missa com os seus filhos ...pelo “exemplo” deles a criança irá crescer para se tornar no adulto cristão de amanha.

TEMA :Sexualidade na catequese

Abordar os temas ligados à sexualidade, tendo o cuidado para NÃO despertar a curiosidade e sempre com o consentimento do pároco e dos responsáveis pelos catequizandos. No caso de convidar um palestrante, que este seja suficientemente preparado e fiel ao Magistério da Igreja.

Tenha respeito pela faixa(s) etária(s), moderando sua linguagem e abordagem.

Muitas das questões serão polêmicas, mas nós não podemos fingir que elas não existem e, simplesmente, deixar de tratá-las para evitar "confusão".

Dentro dessa linha, sugerimos alguns exemplos de atividades que podem ser usadas, fazendo-se as devidas adaptações de acordo com a realidade do seu grupo.

Adolescência

· Misturar figuras de crianças e jovens e pedir ao grupo que separe as figuras usando algum critério. Em seguida, perguntar: quais são as diferenças entre elas? O que faz e em que pensa uma criança? O que faz e em que pensa um jovem/adolescente?

· Ressaltar que Jesus acompanha as mudanças da nossa vida e propõe como passarmos melhor por elas. Dividir o grupo em equipes:

Equipe A - Pesquisar em I Cor 6, 12-20 e responder: Como Cristo vê as mudanças que acontecem em nosso corpo?

Equipe B - Pesquisar em I Cor 3, 18-21 e responder: Que cabeça Cristo quer para nós?

Equipe C - Pesquisar em Jo 9, 1-7;39-41 e responder: Como Cristo espera que seja o meu olhar?

Equipe D - Pesquisar em I Jo 4, 7-21 e responder: Que coração Cristo quer para nós?

Equipe E - Pesquisar em Fil 2, 1-4 e responder: Que relacionamento Cristo espera de nós?

· Dinâmica dos rótulos: fazer as tiras de papel com variadas características e colar nas costas de alguns adolescentes sem que eles saibam o que está escrito. Eles vão passear pela sala, e os demais membros do grupo devem trabalhar sua expressão corporal, agindo conforme está escrito. Após alguns minutos, verificar se os adolescentes escolhidos conseguem descobrir qual é sua característica. Ao final, questionar como muitas vezes rotulamos as pessoas, sem nem conhecê-las direito.

Sou carente:

me abrace.
Sou violento(a):

fuja de mim.
Sou infeliz:

me console.
Sou prestativo(a):

me peça um favor.

Sou engraçado(a):

sorria para mim.
Sou esnobe:

me despreze.
Sou fofoqueiro:

cochiche ao meu ouvido.
etc...

Consciência Corporal

· Deus me criou do jeito que eu sou -- homem ou mulher -- para que eu seja feliz e faça os outros felizes.

· Oração de agradecimento pelo nosso corpo (todos de olhos fechados, com fundo musical suave)

· ESTERIÓTIPOS E PRECONCEITOS: O que é ser homem? O que é ser mulher?

· Fazer uma dramatização que represente o modo como meninos e meninas são educados. Há diferenças? Por quê?

· O que dizer a respeito de frases do tipo: "Homem não chora."? "A mulher é menos capaz do que o homem."?

· Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só." (Gn 2, 18). Que tipo de atitudes o homem e a mulher devem ter para que um realmente complete o outro?

· Cada menino descreverá um homem que admira e cada menina fará o mesmo com uma mulher. Depois, cada um deve justificar sua escolha. Os valores apontados são realmente importantes? Por quê?

Amizade

· Refletir sobre a passagem de Eclo 6, 14: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o encontrou, encontrou um tesouro."

· Teia das amizades: todos os participantes em círculo, com um rolo barbante, um de cada vez enrola o fio e joga o rolo para um colega. Antes de jogar, porém, ela(a) deverá dizer quais são as características que considera mais importante em um amigo verdadeiro e o nome de um amigo. Ao final, será formada uma grande teia que mostra como nós estamos todos ligados, pois, em Cristo, somos irmãos e dependentes uns dos outros.

· Corrente com os nomes, em que cada um escreve seu nome numa tira de papel e o catequista vai unindo as tiras (como as correntes para enfeitar festas juninas). A mensagem é que nossa amizade não deve ser escravizante, mas sim, uma corrente aberta para que sempre caiba mais elo.

· Amigo oculto

Namoro

· Para que serve o namoro? Como duas pessoas podem realmente se conhecer melhor nesta fase do relacionamento?

NAMORAR

Vantagens
Desvantagens

CARACTERÍSTICAS DO NAMORO CRISTÃO

· Organizar em conjunto com a pastoral familiar um encontro para namorados e noivos para os adolescentes e jovens da comunidade.

Matrimônio e Família

· A plena vivência da nossa sexualidade requer:

União Confiança Partilha Compromisso

· Nossa garantia e segurança estão no sacramento do matrimônio, por isso, quem ama espera; afinal "...o amor é paciente.." (I Cor 13, 4a)

· Os perseverantes podem entrevistar um casal da comunidade que seja um testemunho vivo do sacramento do matrimônio: o que fez o casamento dar certo? Quais são as características de um matrimônio feliz? O que fazer quando surgem os problemas?

· Oração de cura e de perdão aos membros da família. Pode ser feita através de música. Ex.:

Dentro de mim há uma fonte, uma fonte de amor/ Dentro de mim há uma fonte, para o irmão para o Senhor/ Posso perdoar quem me feriu e até o levantar se ele caiu/ Eu tenho paz (2x)/ Para lhe dar (2x)/ Eu tenho amor (2x)/ Pra perdoar (2x)/ Pois eu sou bom (2x)? Meu pai é bom (2x)/ Minha mãe é boa (2x)/ Meu irmão é bom (2X)...

· Valorizar datas como dia dos pais e dia das mães, realizando encontros com as famílias, apresentando encenações ou músicas de homenagem, confeccionando mensagens ou lembrancinhas.

· Estabelecer sempre contato com os responsáveis (reuniões, encontros, visita às casas...)

· Meditar sobre a Sagrada Família que deve ser sempre o nosso exemplo (Lc 2, 41)

Liberdade

· O que é ser livre? É fazer tudo o que "der na telha"? A liberdade tem limites?

· Deus nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele sabe como nós devemos ser felizes: seguindo os seus ensinamentos. A partir desta premissa, pode-se fazer uma reflexão sobre os mandamentos.

· Toda libertação tem uma dose de risco. Aprofundar este aspecto, lembrando que o povo hebreu teve que abrir mão de muita coisa em troca da liberdade da escravidão no Egito (Ex 3-4) e acabou reclamando muitas vezes dos sacrifícios e responsabilidades que ser livre pode trazer (Ex 14--17), mas, os que foram fiéis viram as promessas de Deus se cumprirem ao longo da caminhada.

· O que é ter liberdade de escolha? Comente o exemplo de Esaú e Jacó (Gn 25, 29-34). Esaú não quis desistir de seu almoço e acabou perdendo o bem mais precioso que tinha: o direito à primogenitura. E nós? Estamos prontos para tomar decisões? Sabemos diferenciar entre o que é importante e o que é urgente? Temos consciência de que uma única escolha errada pode até mudar a nossa vida radicalmente? Cite exemplos.

· Teste de maturidade:

Perguntas
sempre

(2 pts)
às vezes

(1 pt)
nunca

(0 pts)

Você faz questão de cumprir sempre o que promete?

Você costuma reconhecer quando não tem razão?

Você pede desculpas quando ofende alguém?

Você evita empurrar suas tarefas para outras pessoas?

Você se interessa pelo que acontece no seu bairro, cidade, país?

Você sabe guardar um segredo que um amigo lhe confia?

Você é capaz de recusar um programa interessante por causa de um compromisso que já tinha assumido anteriormente?

Você tem coragem de defender o que é certo, mesmo que isso lhe coloque em uma situação difícil?

Criar um critério de pontuação, divulgar e comentar os resultados.

Vocação

· Orientação vocacional por pessoa especializada:

- Psicóloga para orientar com relação à escolha profissional

- Visita à seminário ou convento para conhecer a vida sacerdotal/religiosa

- Contato com membros de outras pastorais e/ou trabalhos sociais que a Paróquia desenvolva

Santidade

· Aprofundar o 5º e o 6º mandamentos:

5º mandamento (Ex 20, 13; Mt 5, 21s): o nosso Deus é o Deus da vida. Qualquer ameaça ou atentado à vida é um ataque ao próprio Deus (Jo 10, 10).

- Cumprir este mandamento pressupõe também cuidarmos bem do nosso corpo. O que podemos fazer por nossa saúde física e mental? (alimentação saudável, consulta regular ao médico e dentista, prática de esportes, bons programas, conversas e leituras...) E o que vai de encontro a isso, fazendo com que nos matemos "aos poucos"? (fumo, álcool, drogas, remédios...)

- Debater temas como aborto, bebês de proveta e clonagem, usando reportagens de jornais e revistas ou a presença de um profissional cristão mais gabaritado e fiel aos ensinamentos da Igreja. O conhecimento e a aprovação do sacerdote é fundamental para esta atividade.

- Aprofundar a oração de São Francisco: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz...”
6º mandamento (Ex 20, 14; Mt 5, 27-32)

- Respeitar o corpo e a dignidade dos outros, mas também a sua própria.

- Apresentar a proposta da castidade como controle, autodomínio que nos leva a viver sadiamente nossa afetividade.

- Crescimento igual e harmonioso do homem e da mulher. Os dois devem procurar ser fiéis aos mandamentos de Deus.

- Meditar na passagem: I Jo 2, 14b: "Eu vos escrevo, jovens, porque sois fortes, porque a Palavra de Deus permanece em vós e porque vencestes o maligno."

- Valorizar a santidade através de pesquisas da vida dos santos, feiras e exposições, orações... Em especial, aumentar a devoção mariana: Maria, modelo de castidade a serviço de Deus e da comunidade. "Doravante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada..." (Lc 1, 48b).

ORAÇÃO DO JOVEM

Ó Cristo Jesus,
Tu foste jovem como eu.
Soubeste como ninguém
viver os anos mais belos da Tua vida.
Deste-me exemplo de uma juventude
sem sombras nem pesadelos.
Conheces o meu coração
e as minhas aspirações.
Conheces também as minhas ansiedades
e sabes como é difícil ser jovem hoje.
Ensina-me a ser jovem.
Dá-me um coração bom e puro,
manso e humilde como o Teu.
Purifica os meus pensamentos e desejos,
os meus olhares, palavras e acções.
Põe no meu coração
os Teus sentimentos de amor,
de entusiasmo e de disponibilidade
para realizar a vontade do Pai.
Torna-me capaz de anunciar
a Verdade, a Paz, o Amor
e de fazer de Ti o Coração do Mundo.
Quero, com a Tua ajuda,
testemunhar o Evangelho,
para que o mundo se torne mais belo
e os homens vivam como irmãos.

Amém!






ORAÇÃO VOCACIONAL

Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.

Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.


Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.

Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.

Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho.

Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

29 novembro 2009

ECONOMIA SOLIDÁRIA

ECONOMIA SOLIDÁRIA: Tema da Campanha Ecumênica da Fraternidade 2010.

Justificativas:

1 - A exclusão social hoje se caracteriza assim:

- A maioria dos/as trabalhadores/as do Brasil estão excluídos da forma de trabalho assalariado. Mais de 60% sobrevivem do seu trabalho individual, do trabalho familiar; do seu grupo de produção, da associação, da cooperativa, da empresa autogestionada que foi assumida após a falência do empresário.

- Até poucos anos a idéia predominante era de que haveria oportunidade de emprego assalariado para todos. Que os pobres e excluídos seriam incluídos no mercado de trabalho na medida em que a economia fosse crescendo. Entretanto, a globalização da economia vai ampliando a competição no mercado globalizado que em busca do lucro vai forçando a reestruturação produtiva. Esta elimina empregos e amplia a exclusão do mercado de trabalho assalariado.

2- Os sujeitos sociais excluídos

Entre outros, são trabalhadores/as da agricultura familiar (muitos em assentamentos da reforma agrária), do extrativismo, pescadores, artesãos e artesãs, catadores recicladores de lixo, costureiras,quebradeiras de coco, grupos de prestação de serviços informais, produtores de plantas medicinais, egressos do sistema penitenciário, jovens adolescentes de grupos de teatro, música, artes e eventos, beneficiários dos programas de assistência social, adultos rejeitados pelo mercado de trabalho assalariado, grupos de mulheres marginalizadas, indígenas e quilombolas .

3- A reflexão sobre a Economia solidária permite:

Contrapor os valores da solidariedade aos valores do individualismo e os valores da dignidade humana aos valores de exploração e negação dos direitos.

Contrapor o consumo ético solidário responsável ao consumismo do supérfluo e seus danos à saúde e ao meio ambiente que torna as pessoas dependentes das propagandas.

Contrapor o mercado justo e solidário, com ênfase na segurança e soberania alimentar ao mercado de exploração do trabalho humano, do atravessador, da exploração dos grandes grupos dominantes do mercado local, nacional e internacional.

Contrapor os cuidados com o meio ambiente e o uso adequado dos recursos naturais aos processos de depredação e devastação da natureza em nome do lucro.

Contrapor as relações de trabalho solidário, de respeito às pessoas, de auto-gestão, onde todos são responsáveis por todos, às relações de trabalho aviltantes.

Contrapor as formas de finanças solidárias: cooperativas de crédito, bancos comunitários com moedas sociais, fundos solidários, micro-crédito solidário, ao sistema financeiro que só favorece aos grandes e vem obtendo os maiores lucros na ciranda financeira.

4- O gesto concreto e a Economia Solidária

As iniciativas da Economia Solidária são ações concretas, práticas enquanto formas de organização emancipada de trabalho e renda.

As iniciativas da Economia Solidária concorrem para o combate à fome, para a segurança alimentar, tanto pelo trabalho de produção alimentos quanto por ser uma alternativa de promoção humana.

As iniciativas da Economia Solidária representam formas de construção da paz.

A Economia Solidária é um tema transversal que permite refletir e atuar solidariamente com todo o mundo da exclusão social, das ações de fortalecimento das comunidades, de todas as áreas das Pastorais Sociais e movimentos sociais.

A Economia Solidária é, por natureza ecumênica no mais amplo sentido e tem a possibilidade de sensibilizar as pessoas de diferentes credos e opções.

5- A oportunidade em 2010 a Campanha da Fraternidade promover a Economia Solidária

5.1 – Sendo uma Campanha Ecumênica, já há disposição de diferentes organizações e redes colaborarem com a Campanha, seja participando em sua comissão coordenadora, seja oferecendo subsídios para os cadernos, ou mobilizando bases e processos comunicativos.

*Pastorais Sociais e organizações de diferentes Igrejas: Instituto Marista de Solidariedade, A E C, Kolping do Brasil, Visão Mundial,CESE.

*Redes de Educadores da Economia Solidária, Rede da Cidadania Talher, CUT, Rede Universitária de incubadoras, UNICAFES, PACS, IBASE, FASE etc.

5.2 – Está em curso a definição de um programa de governo de apoio aos Fundos Rotativos Solidários como uma das formas de inclusão social das famílias e comunidades pobres. A Campanha viria fortalecer os esforços para que os Fundos Solidários, inclusive os diocesanos pudessem ser reconhecidos e apoiados.

5.3 – Em 2010 termina o mandato do governo Lula. O movimento da economia solidária espera que algumas de suas bandeiras, entre elas o reconhecimento da existência de uma outra economia e de um outro tipo de trabalhador/a, possa ser fortalecido para sua continuidade na luta por conquista de direitos.

5.4 – O episcopado mexicano junto com a Cáritas/Pastorais Sociais promoveu em 2006, uma campanha sobre economia solidária comércio justo e consumo responsável, com rico material, cartilhas, reflexões para as comunidades, peças para mídia etc. Há, de certa forma,uma boa inspiração!

Campanha da Fraternidade 2010 refletirá sobre “Economia e Vida”

As Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) assumiram o compromisso de realizar a nova Campanha da Fraternidade no ano de 2010, com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).

Sob a responsabilidade do Conic, a Campanha da Fraternidade 2010 será, portanto, ecumênica, pois estará aberta à participação de todas as denominações cristãs e pessoas de boa vontade que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo. Para essa finalidade foi constituída uma Comissão responsável pela sua realização, formada por dois delegados de cada Igreja-membro do Conic. Todos os passos estão sendo dados para que ele se concretize.

Já foi lançado o tradicional concurso Nacional para a produção do cartaz e para a escolha do Hino da CF 2010.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” Mt 6,24c

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.

Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.

Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

CARTAZ DA CAMPANHA

28 novembro 2009


O QUE É O EVANGELHO NO LAR?
É uma reunião familiar, constituída de preces, leituras evangélicas e
comentários edificantes com base nos ensinamentos de Jesus.

COMO REALIZAR Para realizá-lo a família deverá escolher o dia da semana e a hora mais conveniente ao seu recolhimento. No dia e hora fixados, reúnem-se os participantes, coloca-se um recipiente com água para que os mentores espirituais a fluidifiquem e inicia-se com a leitura de uma mensagem edificante (livro Fonte Viva, Vinha de Luz, Sinal Verde, Episódios Diários, etc.), seguida de uma prece simples e espontânea, em que, mais que as palavras tenham valor os sentimentos. Segue-se a leitura de uma página edificante de "O evangelho Segundo o Espiritismo", comentando-a de forma acessível e em clima permanente de entendimento fraterno. Terminado o diálogo, do qual deverão participar todos os familiares, faça uma prece pela paz e felicidade de seu lar e por todos os lares, encerrando a reunião. Beba a água fluiificada. "EM CASA COMEÇA NOSSA MISSÃO NO MUNDO". FINALIDADES: 1-Evangelizar a família; 2-Unir a família proporcionando-lhe paz; 3-Estudar em família as diretrizes do evangelho; 4-Proporcionar momentos de diálogo e reflexão sobre os problemas que afligem o homem à luz dos ensinamentos cristãos; 5-Cultivar o hábito salutar da Oração em família; 6-Higienizar o lar através de pensamentos e sentimentos elevados, criando um padrão vibratório de harmonia, permitindo, assim, maior amparo dos espíritos protetores; 7-Auxiliar a família a enfrentar e superar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo a fé e a esperança, através da oração e vigilância.

DINÂMICAS PARA FAZER NO ÔNIBUS

DEVEM SER ADAPTADAS PARA À CATEQUESE
- Apostila Ciclo Básico (pdf, 28KB)
- Bingo das Virtudes (pdf, 14KB)
- Brincadeira com Bonecos (pdf, 5KB)
- Brincadeira para Aula (pdf, 115KB)
- Carta Elogio (pdf, 8KB)
- Carta nas Pegadas de Jesus (pdf, 19KB)
- Corrida (pdf, 4KB)
- Corrida da Sabedoria (pdf, 24KB)
- Domínio das Virtudes (pdf, 14KB)
- Jogo da Memória (pdf, 13KB)
- Jogo do Dado (pdf, 5KB)
- Jogo Já Achei (pdf, 11KB)
- Jogos Para a Sala de Aula (pdf, 61 KB)
- Regra dos Jogos (pdf, 12KB)
- Técnicas de Dinâmicas Para Grupos (pdf, 94KB)
- União (pdf, 8KB)
- Vivências de Solidariedade (pdf, 6.9KB)

DINÂMICAS PARA FAZER NO ÔNIBUS

DEVEM SER ADAPTADAS PARA À CATEQUESE
- Apostila Ciclo Básico (pdf, 28KB)
- Bingo das Virtudes (pdf, 14KB)
- Brincadeira com Bonecos (pdf, 5KB)
- Brincadeira para Aula (pdf, 115KB)
- Carta Elogio (pdf, 8KB)
- Carta nas Pegadas de Jesus (pdf, 19KB)
- Corrida (pdf, 4KB)
- Corrida da Sabedoria (pdf, 24KB)
- Domínio das Virtudes (pdf, 14KB)
- Jogo da Memória (pdf, 13KB)
- Jogo do Dado (pdf, 5KB)
- Jogo Já Achei (pdf, 11KB)
- Jogos Para a Sala de Aula (pdf, 61 KB)
- Regra dos Jogos (pdf, 12KB)
- Técnicas de Dinâmicas Para Grupos (pdf, 94KB)
- União (pdf, 8KB)
- Vivências de Solidariedade (pdf, 6.9KB)

DINÂMICAS PARA FAZER NO ÔNIBUS

ALGUMAS PRECISAM SEREM ADAPTAS!

1) Jogo do toques

O animador ou o agente de turismo, explica aos passageiros que fará brincadeiras descontraídas no trajeto do ônibus e pedem a todos, atenção para que olhe o que o voluntário irar pegar, sempre gravando a seqüência dos locais.

Em seguida este voluntário indicará outro participante para a seqüência d o jogo e assim sucessivamente.

Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de toques.

2)Minha tia foi à feira e trouxe

Minha tia foi à feira e trouxe uma laranja, responde o A.’T, a 2ª pessoa dirá o que a 1ª disse, a 5ª pessoa responde o que as anteriores responderam e acrescentando sempre alguma coisa.

Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de seqüências.

Brindes: pirulito, balas, canetas, camisas da cidade, ingressos para show etc.

3)Jogo do BUZZ/FIZZ. Variante PUM/ PA

* Para este jogo o mais familiar de Buzz, marca-se o número 7,o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um sete ( dezessete) ou qualquer múltiplo de 7 tipo 21.

Ex: 1, 2, 3, 4, 5, 6, buzz, 8, 9, 10, 11, 12, 13, buzz, 15, 16, buzz, 18,19,20,buzz,22,23,24,25,26,buzz…

* Para este jogo FIZZ marca-se o número 5, o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um cinco ou qualquer múltiplo de 5 tipo 10,15,20,25…

Ex: 1, 2, 3, 4, fizz, 6, 7, 8, 9,fizz,11,12,13,14,fizz,16,1718,19,fizz,21,22,23,24,fizz,26,27….

VARIANTE DE JOGO: une o buzz com fizz.

1,2,3,4,fizz,6 buzz,8,9, fizz,11,12,13,buzz, fizz,16,buzz, 18,19,buzz, fizz.22,236,24,fizz…

4) Telefone sem fio

O agente de turismo, dirá no ouvido da 1ª pessoa que esta sentada na cadeira do lado esquerdo como também o 1ª pessoa que esta sentada no lado direito, frases bem longas e anota-las em um papel para quando chegar ao ultimo este por sua vez, irá à frente e dizer o que chegou ao ouvido dele. Obs.: use pequenas frases de musica, rimas e trovalinguas.

Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de seqüências.

5) O que contém na rua… no hotel….. na praia…. na escola…na cozinha….no escritório… na feijoada.

Pode-se ser dada uma folha de papel em uma prancheta para que, cada fila possa responder ou mesmo usar a voz, é um jogo bem rápido não dando tempo de responder já passa para outra fila.

Variante de jogo: você pode dizer uma letra para as pessoas responderem como também modificar de local.

6) Não responder SIM, NÃO, É, POR QUE.

O agente de turismo fará algumas perguntas a uma determinada pessoa do ônibus e esta não poderá dizer como resposta ( sim ,é,não, por que), pode ser cronometrado pelo animador.

Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de seqüências.

7) O que trocou de lugar.

O mediador pede um voluntário do ônibus que ele fique trancado no banheiro ou na parte da frente com o motorista e logo após todos trocam de lugar ou objetos como sacolas chapéus, blusões, pulseiras etc.

Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de acertos que foram encontrados.

8) Qual é o seu nome e sobrenome (loteria de nomes)

Será distribuído um papel com desenho do jogo velha, podendo acrescentar mais linhas dependendo da quantidade de participantes na atividade ao sinal do mediador as pessoas procuram as outras e perguntam o seu nome e sobrenome anotando no papel. Ao termino o mediador fará uma chamada e os que têm aqueles nomes, vai cortando e marcando pontos.

9)Qual é a música

O mediador coloca um CD de varias musicas pré-selecionadas ( forro,axé, pagode, MPB, folclóricas) e ao sinal deste, o motorista para a musica e alguém tem que continuar a letra, caso tenha DVD, no ônibus, poderá ser utilizado na pausa deste.

Variante1: o agente de turismo fala uma palavra ou frase de uma determinada musica e ao pará-la alguém tem que continuar.

Variante2: o agente de turismo fala uma frase de uma determinada musica de trás para frente e a alguém tem que adivinhar.

Variante2: o agente de turismo um nome de um cantor e os passageiros podem cantar uma música deste.

10) Leilão da barganha

Após a ida a uma cidade histórica onde os turistas compram lembrancinhas, fará um pequeno leilão de peças compradas com preço bem simbólico e que todos fiquem contentes. Objetos pessoais sem valor como revistas, doces, anéis, cartões postais, etc., vale frisar que não tem nenhum fim lucrativo.

11) Estória engraçada

O animador providencia antecipadamente cartilha com varias fotos ou desenhos de pessoas, animais, verduras, objetos e a partir deste, inicia uma estória engraçada, passando para os turistas por onde estiver. É uma dinâmica bastante interessante porque faz um grande congraçamento entre as pessoas presentes e pode ser utilizado para adultos e crianças. Uma variante é ter objetos de plásticos ou semelhantes.

12) Jogo do PORQUÊ

O animador providencia antecipadamente lápis e uma folha de papel por equipe que indica um participante para iniciar o jogo. Solicita que escreva no alto do papel uma pergunta qualquer, desde que seja iniciada com “por que”?Por exemplo: por que você sempre se atrasa? Em seguida a parte onde esta a pergunta é dobrada para trás e o papel deverá ser entregue para outra pessoa do outro grupo e este iniciará outra resposta iniciada com “porque” sem conhecer a pergunta do se antecessor. Pode ser utilizadas para adultos e crianças, em ônibus, convenções ou em pequenos grupos.

13) Espalhe a fofoca

O animador providencia antecipadamente uma frase bem grande e distribui para as primeiras pessoas da cada fila e esta por sua vez, passará para as que se encontram atrás de sua poltrona para chegar até o final do corredor(ônibus). Vence a equipe que acertos todo o contexto da frase

14) Repita o que eu disse

a) está é a maçã

b) está é a arvore onde colhi a maçã

c) este é o pomar da arvore onde colhi a maçã

d) este é o dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

e) este é o filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

f) este é o quarto do filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

Sempre colocando á palavra antecessora da outra

15) Jogo da mímica

É uma disputa entre dois grupos de pessoas que podem ser feitos em sal de aula como também em ônibus ou outros locais. Um representante de cada equipe é escolhido para fazer à mímica não podendo dizer nada. Os gestos poderão ser escolhidos pelo animador como também por outra equipe tais como: profissão musica filmes, objetos etc. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula

16) A palavra é:*

O animador escolhe uma música e dar uma palavra dessa musica para que as pessoas adivinhe ou complete que música poderá ser de qual é aquela palavra, atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula .

17) Nomes de cidades com a letra “A”,”F”

Igual aquela brincadeira de tempo de escola que através da primeira letra tipo, cidade flor, objeto, marca de carro, artista, cidades, países, as pessoas iram dizendo o nome respectivo de cada lugar através das letras.

18) Qual o pedaço que falta da musica*

O animador prepara antecipadamente um trecho vou pequenas frases de musica onde é divida em dois ou três pedaços e distribui perante as pessoas que se encontra no local. Esta Por sua vez, terá que descobrir com qual pessoa esta a metade da sua musica para depois escrevê-la correto. Esta dinâmica é bastante interessante porque ás pessoas, soltam a sua voz quebra o gelo do grupo.

Obs.: as músicas têm que ser conhecimentos dos participantes porque caso venha trabalhar com a 3ª idade, nem todos conhecem musicas novas, como também de fácil acesso

Oh abre alas que eu quero passar

Eu sou da lira e não posso negar…..

19) A estória de um crime *

Esta é uma estória fictícia onde o animador, iniciará contando ela para todos os ouvintes presentes que na qual fará parte da estória a partir do momento em que o animador parar e aponta para alguma pessoa do recinto( ônibus,sala) e todo o decorrer da estória, todo a estão envolvidos e sempre acrescentado algo novo até que todos os participantes relate e faça parte do contexto desta. Nesta atividade é bom que as pessoas já se conheçam, caso seja em uma viagem, é interessante explicar a dinâmica antes.

20) Minha vida em 15 segundos*

Com um cronometro na mão, o animador inicia atividade e fala ao microfone em 15 segundos sobre sua vida, depois chama um voluntario presente (ônibus, sala) a melhor estória ganha um brinde.

21) Declaração de amor para o inimigo *

As pessoas quando vão fazer uma declaração de amor sempre é para uma pessoa amada,(namorado, esposo,noivo) mas esta atividade, as pessoas vão declarar o que não gosta daquela pessoa mas mesmo assim gosta dela.É uma atividade que é feito mais para adultos quer se conhecem e bem hilariante ou mesmo grupos escolares.

22) Noite do protestos*(pode usar o microfone do ônibus)

O animador providenciará um púlpito com microfone e cada grupo de pessoas ou equipe irá protestar sobre alguma coisa que na está gostando. Esta é aconselhável fazer no período noturno como uma forma descontração. Pedir às pessoas que não use palavras obscenas. Hotéis, colônia de férias, escolas, são os locais possíveis para essa atividade.

23) Leitura louca ou olha o jornal*

O animador providencia jornais ou revista velha, distribuem com a todas as pessoas e ao sinal deste ,todos iram ler ao mesmo tempo alguma manchete do jornal e como também o animador escolherá algumas pessoas para ler intercalando com ouras reportagem. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula, mas bastante dinâmica, onde temos varias gargalhadas.

24) Se vira nos 30

O animador providencia som, CDs, e coloca para que as pessoas possam dançar fazer mínima, alguma coisa que possa fazer em 30segundos.

25)Telegrama começando com uma letra só( pode ser oral o escrito)

O animador escolhe uma letra pede a um voluntario que faça uma pequena frase que tenha sentido, usando essa letra no inicio de cada palavra. Ganha quem fizer uma frase bonita e que tenha sentido. (ônibus, sala).

26) Artista do escuro

Cada pessoa do grupo receberá uma folha de papel e lápis, Esta tarefa poderá ser feita somente à noite (viagem de ônibus, luzes internas totalmente apagadas).

a) Desenhe uma casa

b) Façam uma arvore do lado da casa e um pequeno jardim com balanço.

c) Façam um caminho até a porta da casa.

d) Façam um sol , um céu e um pássaro voando, assine o quadro.

Ao acender as luzes, todas as obras serão expostas e o melhor desenho ganha brinde.

27) Rima

No grupo uma pessoa fala uma palavra, e a ultima letra a segunda pessoa repete como se fosse uma rima até ninguém acertar e reinicia com outra pessoa.

28) A palavra é

“O animador escolherá uma musica e dentro dela uma palavra, dirá:-” a palavra é… ”os participantes dirão uma musica que contenha aquela letra. atividade feita para ônibus e descontração após o almoço.

29)Você conhece seu estado, seu pais,uma rua.

O animador pedirá que cada participante ou por equipe fale o nome de uma cidade ou estado começando pela letra “A” ou “D”.A variante deste jogo depende da clientela que esteja trabalhando.

30) Continue o desenho

Papel e lápis são entregue a primeira pessoa do banco da frente para que ela inicie um desenho só que em um tempo mínimo o animador pede que passe para poltrona de trás, até chegar o final do corredor. Vence a equipe que fizer o melhor desenho.

31) Nó no cordão

O animador entrega um cordão bem grande ao primeiro da fila e este por sua vez, dará um nó neste cordão, passando para o segundo da fila que terá que desatar o nó, passando para o terceira da fila que terá que dar outro nó, até chegar no final do corredor .

32) Amigo secreto

Ao final de cada viagem sempre ocorrem grandes amizades e com isso o animador dirá para os participantes comprarem uma lembrancinha (valor mínimo) para ser entregue no ultimo dia de viagem e ser entregue de uma forma bem animada.

33) É-NÃO-PORQUE-AI

Pedir uma pessoa para contar uma historia sem usar essas palavras sem um tempo de 2 minutos. Vence quem conseguir neste tempo não repetir nenhuma dessas palavras.

34)Gincana cultural de A,a,Z cultural

a) Quem foi ultimo presidente militar no Brasil? R: João Batista Figueiredo

b) Como é o nome da moeda do tio Patinhas? R : moeda numero 1

c) Quem é o mestre das tartarugas ninjas? R: rato sprinter

d) Qual é o nome do guarda do desenho de “manda-chuva” R guarda- belo

e) Quem é o líder do quilombo do palmares? R Zumbi

f) Qual o nome do especialista que cuida dos pés? R: Podólogo

g) Qual o nome dos 3 reis magos? R Baltazar, Belchior. Gaspar

h) Qual o maior órgão do corpo humano? R a pele

i) Quem é o autor do livro “Macunaíma”? R Mario de Andrade.

j) Em que estado brasileiro fica a cidade de farroupilha?R Rio grande do sul

k) Como se chama cada um dos lados de uma folha de livros? R pagina.

l) Qual o nome da ponte que liga Rio de Janeiro a Niterói?R Rio-Niterói

m) O pingüim é coberto de? R pelos.

n) O que é um fagote? R instrumento de sopro.

o) Qual o significado da bandeira de Minas Gerais? R libertas qual será tamem.

p) O que é o que é, cai em pé e corre deitado?R chuva.

q) Qual o adoçante natural produzido pelas abelhas? R MEL

r) Quantas pedras têm o jogo de dominó?R 28

s) Qual o nome dos sobrinhos de pato Donald? R huguinho, Zezinho e Luizinho.

t) Quantos lados têm uma bola? R 2 o de dentro e o de fora.[

u) Qual o Pais que presenteou os Estados Unidos com a estatua da liberdade? R França

v) Qual a cor da esperança? R verde

w) Quantas folhas têm o trevo da sorte? R quatro

x) Qual a capital do Irá? R Teerã

y) Quantos lados têm um cheque? R dois, o frente e o verso

z) O que é moranga? R abobora

35) Berlinda

Esta atividade pode ser feita em sala de aula ou ônibus onde é escolhida uma pessoa que sairá da sala e no caso do ônibus, ficará na frente com o motorista, enquanto o animador explica a atividade, para que cada participante fale uma qualidade e hábitos da pessoa que saiu.Após o levantamento dos dados , o animador chama a pessoa e dirá todos os hábitos e qualidades que as pessoas disseram dela e esta poderá apontar quem falou cada hábito. A atividade continua até todos passarem pela berlinda.