02 dezembro 2009

ONDE FAZER O RETIRO?

Casa de retiro? Colégio? Salas e salão principal da Igreja?

Cada local possui seus prós e contras. É importante saber e organizar o retiro de acordo com as necessidades e aí o local é parte importante. Tanto que a partir daí que é possivel dimensionar quantos farão e poderão trabalhar no local, se será cobrado valor ou será apenas doação simbólica, tudo se percebe a partir daqui.

Casa de retiro – é o mais indicado. O próprio nome já diz, ele já é feito justamente para isso. Já possui a estrutura para as equipes se organizarem no local, muitos já separam os quartos em dois blocos facilitando a separação do bloco feminino para o masculino. Algumas casas também além disso já possuem equipe fixa que faz a comida, bastando apenas que o pessoal leve os ingredientes. A programação fica mais solta tendo um horário maior para utilizar, dá até para que haja revezamento de vigilia ao Santíssimo Sacramento, coisa que em nenhum lugar seria possível. O que vai pesar para o grupo é justamente o preço, porque estas casas não são de graça e não dá pra levar quinhentas pessoas para ficar mais barato já que existe quantidade mínima e maxima para ocupar o local e isto inclui quem vai trabalhar também. Não se esqueça, casas de retiro são mais encontradas em locais afastados, no interior. Então inclua no preço o valor do ônibus para levar a todos.

Escola – Possui várias salas o que possibilita mais gente trabalhando. Se o retiro funciona usando o pátio principal apenas para almoço, janta e depois a partes finais do evento como a missa, as salas possibilitam que uma delas seja a sala de palestras ou “plenário” como também fica conhecido. Como existe sempre algumas equipes que só serão apresentadas no final, o silêncio é algo importante, coisa que com jovens de idade abaixo dos 18 até pela energia, as vezes é complicado. Aqui serve muito bem para encontros de adolescentes, jovens e casais (EAC, EJC e ECC) perfeito devido a movimentação. Inclusive a quantidade pode ser aumentada, já vi retiros assim com quase 100 pessoas, acima disso vi retiros de primeira experiência da RCC onde a idade e a quantidade não são requisitos até pela facilidade de tornar um encontro assim mais perto da comunidade e das pessoas que moram na cidade. O ponto fraco aqui é que a extensão do programa não pode atingir horários arriscados. Vinte horas seria um momento bom para o encerramento ou uma segurança reforçada. O outro fato é que para compensação do horário o outro dia o costume é entrar mais cedo, sem contar que quase sempre ocorre um pequeno atraso na programação que também precisa ser considerado. A escola possui cozinha, mas a equipe terá que ser desenvolvida pelos que trabalham no retiro, sendo esta a unica que deve comportar apenas casais. Ou algum jovem que faz gastronomia…

Salões da Igreja – Com o padre a disposição pode ser a melhor opção principalmente se está no cronograma a possibilidade de confissão para os jovens. Se existem salas suficientes também fica facil a execução do encontro. Até para levar materiais da comunidade, já está tudo ali então nem há problemas. Por razões financeiras, assim como na escola o valor exigido para o grupo será o que na maioria das vezes no momento das reuniões para o retiro, pede-se uma doação para o que será usado, mais os gastos que podem surgir ou doações que faltaram. A grande dificuldade aqui é que sempre há uma pastoral esquecida ou o salão principal que ficará como sala de palestras, acaba sendo invadida por gente que está desinformada ou por pessoas que vieram para a missa e estão procurando o banheiro. Sem contar que algumas programações na comunidade podem ser esquecidas, provocando discussões desnecessárias como por exemplo, a catequese que não foi avisada e usa as salas, quando chega encontra tudo barrado e aquelas 50 crianças que chegam com os pais não tem onde ficar. É preciso que nestes casos a programação e os avisos fiquem bem claros na comunidade e sejam informados todas as pastorais, movimentos e grupos. Já vi em alguns casos a missa acontecendo e o grupo começa a cantar, bem alto no salão ao lado, o som vai pra dentro da Igreja…

Seja qual for o local, estude os prós e contras. Não há local perfeito onde não haja alguma dificuldade. Se não for dinheiro, será espaço, ou locomoção de produtos, de pessoas. O importante é planejar bem e orientar quem fará toda esta parte, em relação a dinheiro existem muitas formas de reduzir o custo para os jovens e isso tem que acontecer devido aos eventos e o planejamento anual. Importante também os dirigentes finanças se programarem em relação a tudo isso.

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