07 março 2012

Mais um Roteiro-Base

Para os encontros semanais
Procedimentos iniciais:
O local do encontro deve ser preparado previamente (símbolos, cartazes, material a ser utilizado nas dinâmicas, escolhido de acordo com o tema). A ambientação do encontro deve corresponder ao tema gerador.
  1. Acolhida: O catequista deve receber carinhosa e calorosamente os membros do grupo, criando, desde o início, um clima de amizade e partilha. Para esses momentos podem ser utilizados cantos e dinâmicas relacionados a cada tema.
  2. Motivação: A motivação deve ser o elemento provocador do tema. Pode ser um símbolo, uma dinâmica, um canto, uma frase ou um gesto do catequista, que estimule a atenção e participação no encontro.
  3. Oração inicial: De preferencia, espontaneamente, ao longo dos encontro motivar os catecúmenos a fazerem essa oração, ou perguntando: oque vamos agradecer a Deus por essa semana, esse encontro?
  4. Partilha dos compromissos semanais: Momento de partilhar a vivência do compromisso proposto no encontro anterior, sempre evidenciando a liberdade e a igualdade entre todos os membros do grupo.
  5. Vivenciando a Palavra de Deus: É o momento de ouvir a palavra de Deus e, após uma reflexão, buscar aplicá-la no dia-a-dia. É também nesse momento que se pode fazer as atividades.
  6. Partilhando a vida: É a oportunidade de refletir, à luz da Palavra de Deus, na realidade local, como experiencias vividas pelos próprios membros.
  7. Compromissos Missionários:
  • Pessoal: Para ser executado individualmente.
  • Comunitário: Assumido por todo o grupo ou em pequenos sub-grupos.
     8.  Lembretes: Aqui se faz um pequena abordagem do tema do próximo encontro, lembrado de trazer material, leitura de uma determinado livro da bíblia  que possa ser usado no próximo encontro.
     9.  Oração final:A partir de tudo o que se aprofundou, agradecendo a Deus e pedir a Sua ajuda para produzir frutos.
     10. Despedida:Pode ser feita por meio de cânticos.

6 comentários:

  1. Excelente! Já imprimi e vou colar no meu caderno de catequese para seguir o roteiro.
    Fique com Deus e muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que postei no meu blog, mas dei os devidos créditos. Espero que não se importe. Caso contrário, pode me comunicar sem problemas.(i.alvesrodrigues@hotmail.com)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ta certo Ivani! Não tem problema! O blog é nosso e existe para auxiliar a todos!
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oii Júnior! Gosto muito de seguir este roteiro para organizar os meus encontros! Vc está de parabéns em partilhar conosco esse material!

    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir