09 janeiro 2010

A IMPORTÂNCIA DOS RETIROS ESPIRITUAIS

Sua comunidade tem o costume de realizar retiros?

As pastorais de sua paróquia têm em seus cronogramas anuais tal atividade? Os catequistas e demais lideranças costumam se fortalecer em alguns dias de afastamento?? Esse artigo trará algumas importantes respostas para suas principais dúvidas.

Retiro significa sair do seu lugar de convívio, afastar-se; deixar suas atividades para buscar uma reflexão... Lembro ainda que a palavra Retiro é mais ampla, pois se refere a todos aqueles que se recolhem para orar, tendo assim um encontro mais profundo com Deus (Mt 6, 5-8). Todas as pastorais deveriam ter, em seu cronograma anual, um retiro espiritual. E também os catequistas deveriam participar te tais atividades, pois precisam também encher “suas talhas” com a Graça de Deus, visando que elas não fiquem secas.

- POR QUE DEVEMOS FAZER RETIROS?

O Retiro é fundamental para fortalecer a fé das pessoas, pois elas deixam suas preocupações diárias para voltar seu pensamento para o Senhor. E nesses dias de refúgio, os jovens e adultos podem perceber a importância de suas famílias, a valorização das amizades, além de todos poderem passar pelo “deserto” entendendo a plenitude da fé. Lembro que o “deserto” não dever ser visto como algo sem vida, estéril, ou duro de caminhar, mas como algo fértil. E essa fertilidade poderá nos transformar e nos renovar na caminhada.

Não podemos esquecer que Jesus, em vários momentos, saía várias vezes para rezar, para meditar:

“Venham vocês também para um lugar deserto e descansem um pouco” (Mc 6, 31)
“Partiram na barca para um lugar solitário, à parte”.(Mc 6, 32)
“Retirou-se para uma região vizinha do deserto, a uma cidade chamada Efraim, e ali se detinha com seus discípulos.” (Jo 11, 54).
Num daqueles dias ele subiu com os seus discípulos a uma barca. Disse ele: Passemos à outra margem do lago. E eles partiram. (Lc 8, 22)
“A hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e disseram: Este lugar é deserto, e já é tarde”. (Mc 6, 35).
“Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar”.(Lc 5, 16).

Os retiros espirituais, de formação, as vivências ou os chamados acampamentos são muito importantes para aprofundar nossa fé. Os retiros podem ser de metade de um dia, de um dia, de três dias, de uma semana... Depende da sua finalidade e do público-alvo.

- EIS UMA DICA

É interessante dividir a coordenação em equipes visando dinamizar a organização e também diminuir que cada um fique sobrecarregado. Equipe de finanças, cozinha, música, momentos de oração, formação, intercessão, apoio, dinâmica, ornamentação, dentre outros. Nem sempre nossas coordenações são grandes em números e essas “mini-equipes” ficam representadas por uma ou duas pessoas, todavia, já é uma boa divisão de tarefas.Nas reuniões preparatórias cada equipe apresenta seus avanços e o retiro vai tendo sua estrutura montada. Peça, se possível, a presença do sacerdote em algumas dessas reuniões, visando apresentar o que vem sendo estruturado e pedindo orientações e sugestões.

- COMO PREPARAR TAL EVENTO

Para a realização dessa atividade, é necessário ter em mente o objetivo do retiro, ver a realidade do grupo e buscar apoio e orientação com o sacerdote de sua comunidade. A equipe de coordenação precisa estar fortalecida e sem problemas internos, pois algo assim pode comprometer seu evento. Eis as principais etapas da organização:


  • Pensar o tema do retiro (ponto fundamental que abrangerá as demais partes do evento);


  • Projetar o programa (corpo do retiro com as pregações, os momentos de oração, animações, desertos, lembrancinhas, celebração com o padre, as músicas, as dinâmicas, a ornamentação...)


  • - Pesquisar o melhor local (é necessário pesquisar um local que traga as melhores condições para receber os retirantes e para a realização das atividades pensadas no programa do Retiro).

Além dessas medidas, é necessário lembrar do transporte, da alimentação, lista do que levar, Missa de entrega, autorização dos responsáveis, possíveis gastos, os horários, material de primeiros socorros, mensagens dos amigos e responsáveis.

- COLHENDO OS FRUTOS

Cada Retiro é um momento único, mesmo que você repita o tema e as atividades nos ano seguinte. Não se podem prever as suas realizações em cada pessoa, mas tenha certeza que o Espírito Santo irá agir e fará que esse retirante tenha um encontro maior com Deus. Talvez você pense que essa atividade requer muitas atenções, traz inúmeras dificuldades e obstáculos para a sua realização, porém não se esqueça que você não estará sozinho(a)! O sacerdote é o seu maior aliado e ainda você dispõe da sua equipe de coordenação.

Ao iniciar esse grandioso projeto, você irá compreender a importância dos retiros na vida das pessoas; entenderá que será necessária persistência e trabalho árduo para montar toda a sua estrutura; ter toda a calma e paciência para executá-lo junto com sua equipe; achará as respostas para suas principais dúvidas e verá o quão maravilhoso é o seu resultado, pois os retiros são magníficos momentos de forte interiorização e maior sintonia com nosso amado Deus. Lance essa idéia em seu grupo, movimento ou pastoral.

- TOME NOTA!!

Devido a falta de literatura sobre o tema, foi feito um livro (Como preparar um Retiro) que orienta todas essas tarefas descritas acima e ainda traz inúmeros exemplos de retiros já realizados para exemplificar toda a teoria explicada no decorrer do mesmo.

Fica a sugestão de leitura para que catequistas, agentes de pastoral e sacerdotes possam ter suas dúvidas sanadas para ampliar e aprofundar seus retiros.

10 comentários:

  1. Legal seu blog!Falar de Deus sempre é importante.Diferente seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá... Se vc tiver uma programação para retiros espirituais a serem realizados para grupo de Crismandos... Me envie... Gosto muito do seu blog... Que Deus continue a nos abençoar sempre... Afinal somos catequistas muito amados por ELE... Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas! Pois estamos nos preperando para realiza um retiro espiritual com um grupo de jovens renovados em Cristo de nossa paróquia.Que Deus abençõe vocês.

    ResponderExcluir
  4. Vc fala que foi editado um livro de como prepárar um retiro; por favor poderia dizer-me qual a editora? Onde posso encontrá-lo? Espero resposta.
    isr.cassia@uol.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Como Preparar um Retiro (Editora Vozes), 2009

    ResponderExcluir
  6. Nossa, q blog maravilhosso! PARABENS!!!
    Obrigado pela ajuda, que Deus lhe proteja e conserve assim,ajudando a muitos à ajudarem a outros. fica com Jesus na Paz.

    ResponderExcluir
  7. MUITO MAIS DO QUE BOM, VALEU MESMO! FIQUEM NA BÊNÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. SOU CATEQUISTA,GOSTEI MUITO DO BLOG,QUE BOM EXISTIREM PESSOAS COMO VC,CHEIA DO ESPÍRITO SANTO... QUE VISA AJUDAR O PRÓXIMO,FAZENDO O BEM SEM OLHAR A QUEM!

    ResponderExcluir
  9. É muito bom poder contar com a ajuda de amigos.Precisamos nos catequisar primeiro para depois catequisar os outros. DEUS nos abençoe. OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo blog! Parabéns! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir