23 março 2011

Primeiros passos com catequista

Assim como eu tenho certeza que muitas jovens após receber o sacramento da crisma são convidados ou se oferecem pára ser catequistas, vou da dicas que use!



-procure em sua paróquia um curso de formação bíblica, caso não tenha procure apostilas com o tema, isso será de extrema importância.


-Leia com mais frequencia a bíblia, procure se na sua paróquia há assinatura anual de livros de leituras diárias como: liturgia diária, Deus conosco, etc. Podem ser encontradas nas livrarias Santuário, livrarias redentoristas, editora vozes, livrarias Paulinas, edições Loyola, editora Maria, livrarias Paulus, Canção Nova.


-Como catequista será muito indagado por perguntas complexas, mesmo que seja vinda de crianças de 1ª eucaristia e muito mais dos jovens da crisma, por isso prepare se. Leia a bíblia e os dogmas católicos.


-Com outros catequistas de sua comunidade adquira material, copie e tire cópias (cuidado às vezes esses materiais são velhos e desatualizados e não se esqueça de devolvê-las) se puder vá a livrarias católicas lá existem livros muito bons para a catequese com valor baixo com média de 25R$.


-Torne a internet um aliado, ela te ajudará bastante.


-Reze peça auxilio ao Espírito Santo, para que te conduza no caminho certo, que te ilumine abrir seus olhos, mente e coração. Faça a oração do Espírito Santo para que ele te der todos os dons.


-Prepare encontros ( aqui no blog a vários temas e roteiros) no mínimo de 8 encontros, para não correr o risco de chegar ao 3 encontro e acontecer de não saber o que será abordado no próximo encontro. Se houver mais de um catequista da mesma etapa em sua comunidade seria ideal que os dois trabalhem o mesmo tema .


-evite falta celebração eucarística (seja exemplo).


-Lembre-se que agora é catequista, os braços da igreja, não fique parado renove, motive, alegre sua comunidade.


-prepare um documento de inscrição para os catequizandos, se for digitado será melhor ainda.depois eu vou postar um modelo.


-Em um dia de Missa, na hora dos avisos, vá pessoalmente anunciar que serão (a) novo (a) catequista de sua comunidade, e que as inscrições começaram e que a comunidade apóie a catequese.


-Prepare um encontro (tente evitar REUNIÃO, essa palavra não soa bem aos ouvidos de muita gente e acabam desistindo de ao encontro) para os pais dos catequizandos. Não se intimide pelo fato de ser jovem, faça um encontro dinâmico e descontraído use musicas e dinâmicas, mas cuidado com as escolhas delas, musica de preferência do Pe. Marcelo Rossi ou Pe. Zezinho são os mais conhecidos dos pais dos catequizandos.


Pronto, essas foram umas das dicas que usei quando iniciei a caminha como catequista!

0 comentários:

Postar um comentário