16 março 2011

Dimensão ecumênica e do diálogo religioso

Essa dimensão é uma das características da igreja missionária, por isso, juntamente com o Papa João Paulo II, podemos dizer que: “o ecumenismo é uma prioridade na pastoral da igreja do nosso tempo”. E o documento de Santo Domingo (n° 129 a 140) dá as quatro seguintes linhas pastorais:
1.       Vivificar a fé dos batizados afastados:
Deus respeita a liberdade de seus filhos e espera o retorno daqueles que se afastaram de sua casa.
O catequista deverá ter, para esse grupo de pessoas, um impulso missionário, organizando visitas domiciliares e missões populares para manifestar a novidade de Jesus Cristo nos batizados.
2.       Reunir todos os irmãos em Cristo:
“Pai que todos sejam um como tu e eu somos um, para que o mundo creia que tu me enviaste”(Jo 17,21).
A catequese deverá ter as seguintes formas de diálogo:
- O diálogo da vida, onde as pessoas, num espírito de abertura, compartilham as alegrias e as dores;
-o diálogo das obras, onde os cristãos e outras pessoas colaboram no desenvolvimento do homem e da sociedade;
-o diálogo doutrinal, onde os especialistas teólogos procuram aprofundar a compreensão das suas heranças religiosas e apreciar os valores espirituais uns Dops outros;
-o diálogo da experiência religiosa, onde as pessoas radicais em suas tradições religiosas compartilham suas riquezas espirituais.
3.       As seitas fundamentalistas:
As seitas fundamentalistas são grupos religiosos que insistem em que só a fé em Jesus Cristo salva e que a única base da fé é a sagrada escritura, interpretada de modo pessoas e ao “pé da letra”
É grande s difusão das seitas fundamentalistas. Isto acontece pela sua capacidade técnica no uso dos meios de comunicação social, pela ajuda financeira de fora e do dízimo obrigatório, pelo moralismo religioso e pela participação política, só em vista do poder. Por isso, os catequistas devem aumentar nos catequizandos a adesão a cristo e a igreja; ter uma catequese que explique o mistério da igreja e a mediação de Nossa Senhora e dos santos.
4.       Diálogo com as religiões não cristãs:
Para ser fiel a iniciativa divina, a igreja deve entrar no diálogo da salvação com todas as pessoas. Por isso, a linha catequética deve promove diálogo com os judeus e muçulmanos, ter conhecimento do judaísmo e do islamismo e de outras formas religiosas presentes no nosso país; promover ações em comum em defesa da dignidade humana; buscar diálogo com as religiões afro americanas e indígenas; valorizar as iniciativas ecumênicas, promovendo encontros e semanas de oração pela unidade dos cristãos.

0 comentários:

Postar um comentário