20 março 2011

O USO DA BÍBLIA NA CATEQUESE


COMO NÃO USAR
É comum recorrer à bíblia na catequese para encontrar os apreciados “exemplos catequéticos”, como instrumento moralizante, ou só defender a doutrina.
A bíblia não deve ser utilitarista, isto é, usada só para a transmissão em aulas, em palestras, manipulando os textos, como respostas mágicas. Não usar apenas citações de um t6exto ou referencias bíblicas.
Para alguns grupos a palavra de Deus é colocada como consolo e terapia pessoal, dentro de um misticismo vazio, sem compromissos. São feitas leituras isoladas, frases ou textos fora do contexto, só para tirar mensagens estilo “horóscopo” ou para tirar mensagens bonitas.
A leitura da bíblia não deve ser leitura de “doutor”, leitura intelectualizada.
COMO USAR
No uso da bíblia, situar os grandes momentos da história da salvação, relacionando-os com a vida. Tornar o texto atraente, vivo.
Deve ser usada como luz para encontrar a verdade; como alimento da fé; como chave para abrir o coração para acolher os apelos de Deus; como meio que ajuda a ligar a fé vida; como palavra que questiona exige mudança, resposta e conversão.
Ao refletir um texto bíblico em pequenos grupos, colocar o resultado da reflexão no plenário, através de: desenhos, dramatizações, símbolos diversos, paralelos com a própria realidade, porque a bíblia é concreta. Ela não deve ser sói expositiva.
Provocar a vivência profunda do projeto de Deus. Fazer chegar ao coração. Ver dinâmicas conforme a realidade e a faixa etária dos catequizandos ( jogos, canções, gincanas, pesquisas, reflexões...)
Imitar a própria pedagogia da bíblia, começando com a pessoas de Jesus Cristo, seu amor ao Pai e as esposas.
Como Jesus, que não explicava o texto bíblico, mas ajudava a penetrar o seu sentido, indo ao essencial do projeto do Pai, dar as coordenadas da leitura e acolher as sementes do Verbo que cada catequizando possui.
Provocar a interação FÉ-VIDA para levar os catequizandos À CONVERSÃO.
Celebrar a palavra de Deus em dimensão comunitária, celebrando a vida, enfatizando o compromisso com a transformação social.
Fazer sentir que a reflexão bíblica não pode ser neutra. Não usar bíblias resumidas, mas a bíblia completa ou uma boa síntese do plano da salvação. Ter cuidado com o uso de “ histórias sagradas” e “textos escolhidos” que direcionam a palavra de Deus.
Incentivar uma leitura gratuita, a “escuta” de Deus para o crescimento pessoal na linha da conversão, reflexão, leitura orante e contemplativa.
Ter sempre em mente a mensagem central da bíblia.
Levar os catequizandos ao compromisso de manifestar a palavra pelo anuncio e testemunho, sendo verdadeiros “ ministros da palavra”.
DESAFIOS AO USO DA BÍBLIA NA CATEQUESE
1.       A falta de objetivos, principalmente na catequese com as crianças e com os adolescentes.
2.       A falta de preparo bíblico de nossos catequistas. Muitas vezes desconhecem até as citações bíblicas.
3.        Há movimentos que detêm fundamentalista, isto é, ao “pé da letra”.
4.       Às vezes- é difícil acreditar que as pessoas simples, semi-analfabetas--, sabem ler a bíblia na sua experiência, comprometida coma vida.
5.       -Numerosos catequistas têm medo da bíblia, ou ao menos, não se sentem suficientemente AA vontade com ela, dizendo: “eu não leio a bíblia porque eu acho que ela é muito difícil, principalmente certos livros”. É comum essa idéia sobre o apocalipse e outros textos.
6.       Muitos de nós buscamos as “célebres respostas” referentes aos detalhes científicos, culturais, cronológicos e superficiais, como: “se Caim matou Abel, como é que apareceram os demais homens?”
7.       Para muitos catequistas é difícil uma leitura que parta da realidade. A situação da vida do povo é sempre o “chão” da leitura bíblica. Recorrer a bíblia para iluminar o nosso presente, procurando nela, uma situação semelhante a nossa.
8.       Procurar ver que o texto da bíblia deve ser aprofundado em três ângulos: a BÍBLIA, a RELAIDADE e a COMUNIDADE
a)      Levando em conta a situação do povo antigo, no tempo em que foi escrita, para iluminar a situação  de hoje;
b)      Lendo, refletindo e rezando a bíblia em grupos, porque ela é o livro da comunidade;
c)       Celebrando, na comunidade, a sua caminhada de lutas, de esperanças e de alegrias.

0 comentários:

Postar um comentário