15 março 2011

Modelo para encontros

A tempos que posto matérias que envolve o assunto de roteiros p-ara encontros, formatos de encontros. Pois bem aqui é mais um:
1° ACOLHIDA
O catequista deverá estar sempre atento à acolhida dos catequizandos. A acolhida deverá estar presente em todo encontro para que os catequizandos se sintam sempre num ambiente bem fraterno.
Toda pessoa necessita ser reconhecida individualmente, como gente. Ser conhecida pelo nome um “rosto” e uma historia própria.
Por isso, é importante que tendo sido reconhecida como pessoas devem sentir-se aceitas e amadas pelo catequista.
2° MOTIVAÇÃO
O tema devera ser apresentado a partir do levantamento e do conhecimento da realidade. É um olhar para a realidade.
Esta parte exige muito do catequista. Ele deverá procurar conhecer cada catequizando, a sua pessoa, a sua realidade familiar por meio de visitas, como também conhecer a vida da comunidade e outras realidades que os envolvem.
Na “motivação” serão dadas sugestões para ajudar os catequizandos a interessares-se pela catequese e pela vida das pessoas.
E, através de perguntas, historias e estórias, cartazes, etc.. O catequizando deve chegar a perceber a ligação do conteúdo da fé com sua própria vida.
Nesta parte do encontro é importante deixar o catequizando manifestar as suas experiências, o que pensa com se sente diante dos acontecimentos.
Partindo do sentido e do pensar dos catequizandos, o catequista colocará um tema, mexendo com o mundo deles.
O VER é ver o terreno onde vivemos. É prepara o terreno da realidade para num segundo momento, jogar a semente da palavra de Deus, ou seja, o JULGAR.
3° A COLOCAÇÃO DO TEMA (JULGAR)
A catequista procura colocar e desenvolver o tema ou o assunto do encontro numa linguagem simples, levando em conta o vocabulário do catequizando , dialogando com ele , aproveitando tudo o que foi falado na “motivação do tema”.
Partindo da motivação, usar os recursos de uma catequese dinâmica: diálogo, cartazes, dramatizações, cantos, foto-liguagem, etc.
O dialogo deve levar o catequizando á oração, colocando-o frente com a palavra de Deus, com o compromisso de colocá-la em prática na vida diária.
4° AÇÃO – (O AGIR TRANSFORMADOR)
A finalidade desta parte é fazer com que catequista e catequizando levem á prática o que refletiram no encontro.
É o agir transformador.
Ele está ligado á palavra de Deus que nos questiona e tem como objetivo a mudança de vida das pessoas, buscando uma sociedade justa e fraterna.
5° ATIVIDADES
A catequese deve ter atividades que ajudem catequistas e catequizandos a aprofundaram o tema do encontro, a se unirem mais e a viverem em grupo, formando comunidade.
Cada tema apresentará sugestões de atividades. Além disso, o catequista deverá usar de sua criatividade e apresentar outras atividades que sejam para próprias para o tema do encontro.
6° ORAÇÃO
A oração é a resposta de fé à mensagem recebida. Deve levar a uma ação concreta. É importante que o catequista desperte no catequizando o gosto pela oração.
A oração não deve ficar apenas em saber de cór as orações. O catequizando deve se acostumar a conversar naturalmente com Deus, com muita espontaneidade.
7° CELEBRAR
O catequista procurará, em todos os encontros, fazer uma pequena celebração para despertar no catequizando a necessidade de celebrar os seus sentimentos e os sentimentos dos cristãos que nascem da luta pelo compromisso com o povo. A celebração fortaleza a aliança com Deus e com os irmãos.
Estas celebrações também irão dando mais sentido à celebração eucarística, fortalecendo a participação na liturgia.

0 comentários:

Postar um comentário