24 janeiro 2010

Que passos dar ao acompanhamento aos jovens?

Passa sempre pelas nossas cabeças, a questão prática de como fazer um acompanhamento concreto aos jovens. Se tomarmos o Projeto Rumo ao Novo Milênio, observaremos estes passos pedagógicos:

  1. Servir - A atitude primeira é ir ao encontro de tantos adolescentes e jovens da comunidade em vista de servi-los. Trata-se da mesma atitude de Jesus: “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28). Quantos serviços não estão exigindo o mundo juvenil: promover atividades esportivas e de lazer, cursos de formação profissional, campanhas de solidariedade com os portadores do vírus HIV, defesas dos jovens que estão sendo exterminados em chacinas.

  2. Dialogar - Nestes eventos, quantas oportunidades temos de escutá-los em sua dor! Seja de um corpo novo que está se formando, seja no que tange a relação com os pais e outros adultos da comunidade, nas suas afirmações muitas vezes sem fundamentação mas cheias de razoes pessoais e desejos de participar e pensar com categorias próprias... Estes exercícios poderão ajudar a superar a solidão que experimentam nesta fase, comum a todo ser humano.

  3. Anunciar - Jesus Cristo relacionou-se e fez amigos, construiu grupos de companheiros, teve um projeto concreto com opções bem definidas dentro do tempo e da cultura em que viveu. Trata-se, aqui, de anunciar um Jesus que rompeu com modelos, que não geravam vida, que desafiou os poderosos apontando o caminho da verdadeira vida, não o caminho da lei.

  4. Comungar - Como Jesus fez, necessário é formar grupos, partindo e aproveitando os dons que cada jovem apresenta no campo das artes, do teatro, da dança, da música... e de tantos outros campos que os próprios jovens podem sugerir. Isso para que eles possam viver a experiência de comunidade e, depois, por causa desta experiência, consigam ser Igreja, “participação e comunhão”.

  5. Testemunhar - “Sal e Luz” é o desejo de Jesus para todos os cristãos. Será, pois, esta a missão destes jovens no meio dos jovens: na escola, no trabalho, na igreja, no lazer... Como afirmou o Papa Paulo VI, “o melhor apostolo do jovem é o outro jovem”. Eles serão testemunha do Deus da vida, deste Deus humano e sensível que “armou sua tenda no meio de nós” e que expressa seu desejo maior: “que todos tenham vida e a tenham em abundância”(Jo 10,10).

Não há receitas para o trabalho com a juventude. O essencial é desejar que eles superem a nós e os nossos limites. Dolorosa será a nossa tarefa de suportar que “ele cresça e eu diminua” (Jo 3, 30). Não poderá ser diferente se quisermos se fiéis ao evangelho.

Jesus foi esperto e já nos deixou o mapa, caso a gente queira segui-lo: “tome a sua cruz de cada dia e siga-me” (Mc 8,34). Penso ser alguns destes nossos desafios como Pastoral da Juventude.

Afinal que outros desafios temo? Como podemos superá-los?

3 comentários:

  1. Seu blog é realmente lindo e cheio de grandes informações.
    Que Deus continue abençoando seus pensamentos.

    http://grupopcv.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi por favor gostaria de saber como Crismar, quais os passos até a crisma, tenho 20 anos há muitos anos antrás iniciei a catequese e não terminei, más e agora o que faço? frequento igreja católica, e quero saber o que posso fazer já que se passaram muio tempo.

    por favor, se poder responda, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. olá!
    1º você deve procurar alguém na igreja onde você freqüenta, na sacristia ou informe-se na secretaria da igreja ou ainda procure informações de onde são realizados os encontros e fale com algum catequista!
    2º a partir dai você passará a ir encontros semanais, onde a duração varia de comunidade p/ comunidade entorno de 1 ano à 2 anos!
    o Blog Catequese de Crisma te deseja muitas felicidades e que nessa nova caminha rumo ao ápice da espiritualidade você persevere e não desanime com possíveis obstáculos que possa aparecer!

    ResponderExcluir