06 julho 2009

CRISMA E CATEQUESE DE JOVENS

Jovem e crisma, nas comunidade, são quase palavras irmãs.
Muitos pensam que a crisma é um sacramneto só para a juventude.
Esse modo de pensar pode trazer complicações. Entre outas:

a.Fazer da catequese um "reformatório" juvenil.
Muitos vêem a catequese crismal como como a grande, última ou única chance de "concertar" o jovem. O objetivo deixa de ser "o compromisso" cristão e passa a ser "obrigações".
A catequese crismal, então, passa a se preocupar com todos os assuntos de uma vez: Bíblia, pastoral, teologia, doutrina social da igreja, psicologia, política, bioética, drogas, religiões, sexualidade, espiritualidade, holismo, afetividade, moda, história da igreja...

São todos assunto importantes, mas não dá pra falar de tudo de um vez. Devem ser abordados na catequese de adolescentes, nos grupos de jovens, cursos...

Por outro lado, os crismandos ficam sobrecarregados de tarefas na cominidade, sem tempo de sair , se divertir,
namorar... Reuniões, liturgia, palestras, serviços, dedicação, às pastorais, tudo é exigido de uma vez.

b.Fazer da catequese crismal o único espaço disponível para a juventude.
Nem todo jovem cabe na prearação à crisma. Por exemplo, adolecentes sem idade para a opção sacramental, ou que já foram crismados.
A catequese é muito importante em todas as idades, principalmente pasa os adolecentes. Por isso, eles ñ devem esperar pela époc da crisma para ter catequese. Merecem um espaço onde possam aprofundar sua fé a partir dos problemas própios de sua idade.
Os jovens já crismados necessitam de um espaço adequado para continuar aprofundando sua fé, como a pastoral da juventude.

c.Fazer da catequese crismal um espaço exclusivo da juventude, excluindo os demais.
Há vários adiultos que, por diversos motivos, ñ foram crismados em suaa infância ou juventude. Contudo, mesmo engajados na comunidade, não procuram receber o sacramento.
Entre outros, um motivo ´apontado: a catequese crismal é, quase sempre, um espaço exclusivo da juventude.os adultos não encontram uma metodologia própria para aprofundar a fé.
Muitas pessoas consideram a crisma um sacramento menos importante;ñ se indetificam cm ele. A realidade é q confudem a preparação feita para os jovens, com o sacramento, importante para todo cristão.

SUGESTÃO PARA A COMUNIDADE
Abrir espaço para a preparação de adultos ao sacramento da crisma, com metodologia adequada aos adultos.

0 comentários:

Postar um comentário