30 julho 2009

MÊS DE AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÔES

Além de toda a liturgia, desenvolvida em seu ano litúrgico e seus tempos, a Igreja Católica nos oferece em alguns meses, um tema que nos ajuda a refletir sobre algo de grande relevância para o nosso itinerário de fé. E nós, os conhecemos muito bem, por exemplo: maio – mês de Maria; setembro – mês da Bíblia; outubro – mês missionário. Assim sendo, temos o mês de agosto que somos convidados a refletir sobre a temática das vocações.

O mês de agosto foi instituído na Igreja, como mês vocacional, na Assembléia Geral dos Bispos, no ano de 1981, com objetivos bem definidos:

_ Criar uma maior consciência vocacional em toda a Igreja, mostrando que todas as pessoas são chamadas pela Trindade a serem “discípulos missionários”;

_ Enfatizar "que todos os membros da Igreja, sem exceção, têm a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações" (Papa João Paulo II. Pastores Dabo Vobis 41, 2);

_ Privilegiar um tempo na Igreja para "uma pregação direta sobre o mistério da vocação na Igreja, pois a vocação faz parte da essência de seu ser;

_ Responder eclesialmente o mandato do Senhor: "De fato a colheita e grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da messe que mande mais trabalhadores para fazer a colheita" (Mt 9,37-38).

Como podemos perceber por meio dos objetivos, que o mês vocacional deve ser assumido por toda a Igreja, na suas mais diversas instâncias, ou seja, por todas as pessoas, dioceses, paróquias, grupos, pastorais, movimentos e etc. Ninguém pode se isentar de assumir este “mutirão em prol das vocações”.

E, para ajudar a dinamizar e vivenciar bem o mês de vocacional, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC-CNBB) definiu que este ano terá como Tema: "Há esperança no caminho!". Lema: "Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho…" (cf. Lc 24,32), em sintonia com o Ano Catequético Nacional.

O mês vocacional tem uma operacionalidade bem definida, tendo presente às comemorações que temos neste mês. Vejamos:

_ Motivado pela festa de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, no dia 04, patrono de todos os padres, no primeiro domingo celebramos a Vocação ao Ministério Ordenado.

_ Motivado pelo dia dos pais, o segundo domingo, celebramos a vocação familiar, chamados a ser pai, mãe, gerar a vida;

_ Motivado pela festa da Assunção de Nossa Senhora, no terceiro domingo: comemora-se o dia vocação à vida consagrada;

_ No quarto domingo (quando há só 4 domingos no mês): é o dia do catequista: onde destaca-se a relação da vocação com a missão de anunciar a Palavra de Deus, formar o povo de sacerdotes; e, quando há 5 domingos, o quinto é o dia dos ministérios leigos: destaca-se a disponibilidade para o serviço à comunidade, ao Povo de Deus; aí o dia do catequista passa para o 5º domingo (é sempre o último domingo do mês de agosto).

Portanto como Igreja, devemos: celebrar com muito fervor este mês, buscando viver bem a nossa vocação e missão e despertar em toda a Igreja uma cultura vocacionista. Oxalá que nossa comunidade paroquial possa atingir esse bom propósito.

0 comentários:

Postar um comentário