01 agosto 2009

A experiência dos Catequistas

A EXPERIÊNCIA DOS CATEQUISTAS

Como Jeremias e de Pedro, eles se deixam "seduzir" por Deus e aceitam cumprir essa grande missão. São inevitáveis as dificuldades, os sofrimentos e as perseguições. Não obstante tudo isso, no final estão convencidas que valeu a pena.

No DIA DO CATEQUISTA, gostaria de aprofundar um tema muito atual: - Como devem ser os CATEQUISTAS PARA OS NOVOS TEMPOS? O grande desafio é conseguir chegar até o coração das crianças e dos jovens do mundo atual, que não dizem mais amém a tudo.

+ CATEQUESE RENOVADA

Em 1983, a Igreja no Brasil lançou um Documento sobre a Catequese Renovada. A CNBB há pouco aprovou o Novo Diretório Nacional de Catequese. É uma tentativa de encontrar novos rumos e novos métodos...

Ela está consciente que a Igreja hoje não é mais a única fonte de informação sobre o sagrado, mas sim uma das fontes. Hoje temos concorrentes. Por isso devemos caprichar para não perder o freguês. A pessoa que nos ouve quer razões para crer, não apenas doutrinas para repetir. A catequese deve responder aos desafios do mundo presente. Não é apenas transmitir conhecimentos, mas vivência de Deus...

+ Daí a importância da FORMAÇÃO dos catequistas. Precisa haver atenção maior na formação de catequistas, tanto da paróquia em oferecer meios atualizados e locais adequados, tanto dos catequistas em buscar métodos novos e mais eficientes de catequizar. Não basta treinar. Deve ser um processo progressivo e permanente de formação.

+ E a INCULTURAÇÃO deve estar presente na Catequese, descobrindo o modo de pensar e de agir da criança e do jovem de hoje. É a porta de entrada para um começo de conversa...

+ A presença da FAMÍLIA na Catequese é fundamental.Falou-se muito de sobre a catequese familiar... seria o ideal...Mas as crianças que não têm família como ficaria? E as que têm, será que todas estariam dispostas ou em condições nesse trabalho? Os catequistas não devem substituir os pais, apenas complementar...Mas, a Catequese, sem o apoio dos pais, fica profundamente prejudicado...

A melhor lição de catequese é dada pela alegria e pelo entusiasmo, com que os pais vivem os valores da fé e os ensinamentos de Cristo e a profunda experiência de Deus dos catequistas.

+ E a COMUNIDADE deve ser um lugar privilegiado dessa experiência de Deus.

+ Catequistas,

vocês percebem o quanto são importantes, se souberem ouvir, num mundo onde todos estão meio angustiados, até mesmo as crianças. Devem saber ouvir, serem sinal de salvação, que é uma coisa acolhedora. Salvação não é um código de leis, mas um ato de amor de Deus, que abraça as pessoas. E o catequista deve ter essa cara de salvação. O mundo precisa disso e o catequista é uma pessoa fantástica, já que faz essa coisa rara no mundo de hoje: ele é gratuito. Não é gratuito só porque não cobra pelo seu trabalho,mas porque gosta de se dar. Se ele for isso, o resto funciona por si. Deve ser feliz por ser o que é, e ajudar a própria Igreja a perceber o quanto ela também tem que ser assim.

Catequistas, obrigado, porque vocês também se deixaram "SEDUZIR" pelo Senhor... O Autor sagrado lhes garante: "Felizes os pés que andam para anunciar boas novas".


0 comentários:

Postar um comentário