01 agosto 2009

Numa mão a Bíblia e na outra a vida

Numa mão a bíblia e na outra o jornal

Experiência de um catequista

Assim pregava o Padre Tiago Alberione, fundador da família Paulina: na catequese, numa das mãos deve estar a Bíblia e na outra, o jornal. Padre Alberione é considerado o apóstolo da Comunicação Social.
Se o mundo e as pessoas estavam distantes de Deus, era preciso fazer algo para que este encontro fosse estabelecido. Se as pessoas se distanciavam do contato com Deus do modo tradicional, era preciso lançar mão do novo que se apresentava a fim de comunicar incansavelmente o bem ao ser humano. Assim pensava o Padre Alberione. Se a imprensa era utilizada para espalhar o mal era preciso utilizá-la para propagar o bem.

Numa das palestras que assisti num encontro de formação de catequistas que participei no em 2005, uma irmã pastorinha citou esta frase “A catequese precisa trabalhar desta forma: numa das mãos, a bíblia e na outra o jornal”. Não esqueci mais disso.

Mas como trabalhar os fatos do cotidiano na catequese? Como inserir discussões de assuntos que estão estampados diariamente nos jornais e fazer com que crianças e jovens tirem deles lições para suas vidas? Como agir desta forma se muitos catequistas nem possuem acesso a jornais e muito menos o hábito da leitura?

Experimentei num dos meus encontros, debater o cotidiano. Separei 16 páginas de jornais com notícias das mais diversas: mortes, guerras, confrontos entre torcidas de futebol, número de homicídios na cidade, ações do PCC no Estado de São Paulo, novelas, máquinas caças-níqueis, bebidas em postos de combustíveis e a venda para menores, morte de um adolescente numa “roleta-russa” realizada em família.

Cada um dos jovens tinha que ler a notícia, e após a leitura de forma individual e silenciosa, descrever suas percepções sobre o que tinham lido. Foi um encontro surpreendente.Trabalhei com o factual. Eles leram, assimilaram a notícia e deram a sua visão dos fatos. Eu, como catequista, procurei fazer uma reflexão conjunta com eles e a cada avaliação eu fazia uma relação das notícias que tinham lido com os ensinamentos da catequese.

Evangelizar com uma bíblia na mão e na outra um jornal pode ser uma boa experiência. Os jovens precisam se dar conta do que está acontecendo ao redor deles. Precisam saber também que assuntos como a fome, violência, competição, doenças, política, guerras de torcidas, drogas, bebidas e desemprego, afetam de alguma forma suas vidas.

Trabalhar com o factual na catequese é dar um toque da realidade aos encontros. A catequese não pode estar desligada do mundo, mas precisa estar inserida num contexto social.

0 comentários:

Postar um comentário