24 agosto 2011

IGREJA


Igreja: latim (Eclesia)
Uma instituição cristã separada do Estado.

A Igreja pode sentir medo: Atos 5, 11
“Sobreveio grande pavor a toda a comunidade e a todos os que ouviram falar desse acontecimento”.

 A Igreja pode orar: Atos 12,5
“Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus”.

A Igreja pode falar: Atos 18,17
“Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano”.

Igreja de Deus:
1Cor 1,2
“à igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.

 Mt 16,18
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Refletir
1º. Quando se fala em Igreja o que você pensa?
2º. Você se sente Igreja?
3º. O que quer dizer comunidade?



Atos 2,42-47
“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação”.

Efésios 4, 2-5
“...com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo”.

Características do Povo de Deus

Ele é o Povo de Deus:
“Uma raça eleita, um Sacerdócio régio, uma Nação Santa” (1Pd 2,9)


A pessoa torna-se membro deste povo não pelo nascimento físico, mas pelo nascimento do alto, da água e do Espírito. (Jo 3,3-5)
Este povo tem Jesus Cristo por “Chefe”, “Cabeça”, “Messias” = “Ungido”.

A condiçãodeste povo é a dignidade dos filhos de Deus: como um templo onde reside o ESPÍRITO SANTO.


Sua Lei é o mandamento do amor. Amar como Cristo nos amou. (Rm 8,2)



Sua Missão é ser o Sal da terra e a luz do mundo.

Sua Meta é o Reino de Deus iniciado na Terra por Deus mesmo, Reino a ser estendido mais e mais, até que no fim dos tempos, seja consumado por Deus. 

0 comentários:

Postar um comentário