20 agosto 2011

Pastoral da Juventude

Pastoral da Juventude


A Pastoral da Juventude é fruto da Ação Católica, movimento criado pelo Papa Pio IX e que cresceu no Brasil, principalmente nas décadas de 1930 a 1960. Com o afloramento da Ditadura Militar esse movimento foi muito perseguido, porém não deixou de se reunir às escondidas.
Contudo não conseguiu resistir por muito tempo. Sendo assim, membros da extinta Ação Católica idealizaram a Pastoral da Juventude que na década de 1980 iniciou sua caminhada na Igreja do Brasil.
IDENTIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE 

Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidas e a exemplo de Jesus Cristo fazemos opção pelos pobres e jovens. nos encontramos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.Somos grupos de Jovens motivadas pela fé, atuando dentro das Comunidades Eclesiais, a Serviço da Organização e animação das Comunidades.Atuamos também na sociedade, inseridas nos movimentos sociais, com destaque para a participação Político-partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.Nos organizamos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, setores ou regiões pastorais, Diocese e Regional, ligadas a Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa historia, criando unidade na diversidade.Diante de uma política desumana da manipulação dos MCS e de uma realidade tão adversa, ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da Civilização do Amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras pastorais e organizações da Sociedade.Somos PJ Organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo e acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos.
Somo Jovens felizes, apaixonadas , ternas e motivadas pela fé. Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando as artes (dança, poesia, música...) o lazer, o corpo, o símbolo as culturas, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.
Objetivo Geral: Trabalhar com os Jovens uma Formação Humana e Cristã (catequese), promovendo o Protagonismo do Jovem para com Ele mesmo, despertando-os para a prática libertadora, à Luz das normas da Igreja do Brasil e das resoluções de Puebla.

0 comentários:

Postar um comentário