06 abril 2011

7 PECADOS 7 VIRTUDES

Use bem para vencer as tentações

Luxuria x simplicidade


Atender os desejos da carne e se render à valorização extrema de bens materiais não tornam o ser humano completo, como muitos pesam. Pelo contrário, para se levar uma vida pura, ponderada e satisfatória, é preciso, constantemente, manter hábitos simples e controlar possíveis desejos. Alem disso, é fundamental que tais ações sejam condizentes com nossos pensamentos e nossas reais vontades.


Avareza x generosidade


Em oposição ao egoísmo, que domina grande parte da humanidade, surge a generosidade. Devemos nos preocupar em ajudar o outro, não só com auxílios financeiros, mas também, com apoio humano. Fazer companhia a alguém solitário, por exemplo, é um ato tão simples quanto digno. Isso, sem esperar retorno, pois a satisfação está em ser generoso e não na retribuição ou gratidão alheia.


Gula x temperança


Como uma forma de cobiça, a gula não é apenas o desejo insaciável por comida, mas também, o querer sempre mais. Exageramos na alimentação por pura vontade e, desse modo, tiramos o que seria do outro por direito. Se mantivermos a temperança e o equilíbrio em nossa vida, evitaremos problemas de saúde e de espírito. Saber alimentar, adequadamente, o corpo e a alma é ter sobriedade e autocontrole.


Preguiça x força de vontade


Sentir-se cansada devido ao excesso de trabalho ou à correria do dia a dia é extremamente normal. O que não podemos permitir é que a preguiça tome conta do nosso corpo. A força de vontade de cumprir com os deveres, de exercer nossas próprias atividades e, principalmente, de estarmos bem dispostos é o que nos conduz a viver plenamente. Para isso, precisamos de motivação na vida.


Ira x serenidade


Agir impulsivamente, dominada pela raiva e pelo ódio, não é, definitivamente, correto. Os problemas da vida não são resolvidos, nem mesmo amenizados, dessa maneira. O que adianta, de fato, é ter tranquilidade e agir serenamente na hora de encarar qualquer desafio. Se nos deixarmos influenciar pelo rancor e pela amargura, correremos mais e, talvez, magoaremos outras pessoas.


Inveja x fraternidade


A inveja é, certamente, um dos sentimentos mais freqüentes no ser humano. Perceber que o outro tem mais posses ou é feliz nem sempre agrada.


Em vez de ficarmos contentes com a felicidade do próximo, desejamos tal sentimento, exclusivamente, para nós. Cultivar a fraternidade e compartilhar o que é bom com os outros não é difícil e deve ser uma regra natural de convivência.


Soberba x modéstia


Ser humilde significa saber o exato sentido de “respeitar o próximo”. Ninguém deve se sentir superior ao outro, pois somos todos iguais. É preciso entender isso como verdade universal. Não deixemos que o orgulho nos cegue e que a arrogância conduza nossas atitudes. Sejamos modestos e tentemos amparar que passa por necessidades.

0 comentários:

Postar um comentário