18 abril 2011

Como evangelizar jovens?

Para evangelizar jovens você precisa entender primeiro o processo psicológico e emocional pelo qual ele está passando.
Em vários sites da internet e em vários livros psicólogos falam sobre esse momento.
Porém é uma abordagem incompleta. É preciso entender exatamente o mundo em que estamos hoje e aí começar a entender o jovem.
Nosso mundo é dominado pela mídia, que por sua vez é dominada pelos interesses econômicos indizíveis de uma minoria. Para eles o jovem é só uma "fatia de mercado" a ser atacada. Então eles atacam o jovem de todas as formas, estimulando rebeldias e comportamentos para ter o jovem nas mãos.
Nossas escolas também tem culpa. Com as mudanças que a educação sofreu governos disseram aos professores que eles não podiam só informar - tinham também que formar o aluno. Como pode uma pessoa que não está formada, que tem diversos problemas psicológicos e emocionais não-resolvidos, formar um jovem?
Esse quadro desastroso acontece com muitos de nossos professores hoje. Agora imagine que está na moda ser contra a Igreja Católica. E você verá muitos professores, de história especialmente, des-evangelizando nossos jovens.
É contra isso que temos que lutar - e não é fácil.
A evangelização do jovem começa na catequese da Primeira Eucaristia - que na minha opinião devia começar com 6 anos, junto com o atual 1º ano. O método do SINE faz isso brilhantemente.
Mas não é só isso. A Paróquia precisa acolher essas crianças no serviço da Igreja, nas Pastorais e movimentos, promovendo eventos. A Paróquia precisa pensar nas crianças - que são os católicos (ou não) do futuro.
Em outras palavras: precisamos atrair a criança e cultiva-la dentro da Igreja. Isso seria um passaporte para futuros jovens na Igreja - e consequentemente futuros adultos.

Daí você diz: mas e o que fazer com o jovem hoje? Aquele que não teve uma boa catequese - ou até teve mas está se afastando?
Primeiro saiba que o mal adora os jovens. Então você vai ter que lutar contra ele e contra suas armas principais: mídia, professores e colegas.
Sabendo disso dá vontade de fazer TUDO pra trazer o jovem para a Igreja. Cuidado: exageros não produzem frutos.
Trazer o jovem para a Igreja sim, mas sem descaracteriza-la! Senão tudo vira um imenso clube sem Deus nem religiosidade alguma.
Então o que fazer? 
Incluir o jovem nas atividades da Igreja e criar atividades direcionadas para ele. Jovens gostam de participar, de ajudar, de sentir que fazem a diferença. Eles estão em contato direto com o mundo - mas ao mesmo tempo sentem um vazio que o mundo não preenche.
Esse vazio é o lugar que só Deus pode ocupar nas vidas deles - muito embora muitos deles ainda não tenham percebido. Então, tal como Dom Bosco, toda a atividade precisa sempre ser direcionada para Deus, para promover o encontro do jovem com Deus.
Existem pessoas que naturalmente tem empatia com jovens, sabem se comunicar com eles. Se na sua comunidade existem pessoas assim, convide-as para lhe ajudar.
Grupos de jovens se perdem facilmente sem uma coordenação. Já vi acontecer muito. Então é preciso direcionamento de um adulto sempre.
É preciso ter coragem de dizer NÃO ao mundo, de criticar o mundo, de falar das armadilhas do inimigo. Padre Léo, por exemplo, fez muito isso, e atraiu milhões de jovens.
Tenha a coragem de começar pequeno. Comece com um grupo de jovens direcionado.
Conheço uma coleção para a PJ da Editora Paulus que é muito boa! São vários livros, cada um com vários encontros já preparados que fazem o jovem se ver, se questionar, se pensar como cristão.
Métodos assim ajudam muito a fazer encontros porque já vem com dinâmicas prontas. Tenho certeza que na internet você achará mais livros e métodos assim.
Sobre acampamentos sugiro fazer contato com a Canção Nova - se possível participar de um Revolução Jesus. Com certeza eles lhe darão muitas ideias. Aliás o Revolução Jesus se dispõe a enviar missionários para fazer acampamentos na sua comunidade. Entre com contato com eles.

Um comentário:

  1. bem é meu primeiro ano como catequista e procuro mostrar de forma pratica e bem humorada importância desse sacramento sempre mostrando que crisma é a comfirmação da fé catolica sendo sempre simples nos conceitos

    ResponderExcluir