15 abril 2011

Páscoa: homens novos, nova história

Ressurreição do senhor, promessa cumprida, aliança refeita homens novos, conforme o projeto original da criação, em que "tudo era bom" começa a segunda parte de uma história em que o divino e o humano se reintegram em perfeita comunhão, possibilitando a gestação de nova sociedade em que fé e ida constituem um binômio inseparável. Deu-se um salto qualitativo na evolução do universo, porque o homem é chamado a construir-se como filho de Deus e preparar o reino messiânico já presente entre nós.A tensão gerada pelo pecado desaparece na esperança, que já é certeza, porque foram cumpridas todas as promessas de perdão e resgate.
Cristo, sinal da aliança entre Deus e o homem, é o senhor não apenas de um povo -como Javé na antiga lei-, mas de todos os povos, em todos os tempos e lugares, e convoca a humanidade a reformular seus planos à luz do grande mandamento: " Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei".

Agora é só dizer aos outros que fomos salvos e um mundo diferente pode ser edificado. Nesse projeto, cabe a cada um uma missão própria, intransferível e decisiva para a vitória final. cada falha pessoal, cada fuga e omissão impedem o amadurecimento dos frutos da Páscoa, retardando o final triunfante da criação, quando todos os homens, libertos do orgulho e do egoísmo, cantarão para sempre as maravilhas de deus. celebrar a ressurreição é comprometer-se com a nova história de justiça, verdade,liberdade e paz.

Uma páscoa de muitos dons para os que se alimentam na mesa do cordeiro, com o corpo e sangue de jesus.

0 comentários:

Postar um comentário