19 abril 2011

O Catequista, um Crente em Jesus Cristo

"Somos catequistas porque descobrimos a alegria de acreditar e de viver no seguimento do Evangelho. E isto para nós significa: - escutar Jesus através do Evangelho; - procurar ver todas as pessoas e acontecimentos tal como Ele as veria hoje; - com a sua ajuda, ir transformando a nossa pessoa de modo a vivermos ao seu estilo, ao seu jeito. 

O catequista é um crente em Jesus Cristo. Mas não um crente que considera que vive a fé cristã na perfeição, e que por isso já a pode comunicar aos outros na catequese. Este tipo de crentes “perfeitos” não existe entre nós, graças a Deus. Nós somos pessoas que se sentem em busca, em caminhada para a casa de Deus, nosso Pai. Efetuamos esta caminhada guiados por Jesus Cristo e na companhia dos nossos irmãos na fé e de todas as pessoas. 

Estamos sempre em situação de mudança, a fim de sermos cada dia um pouco mais pessoas que esperam, amam e acreditam como Jesus. O nosso esforço consiste em evitar que a nossa fé e a nossa vida andem por caminhos distintos. 

Esta descoberta da fé em Jesus Cristo tornou-se possível graças a outros cristãos que nos comunicaram a sua experiência de fé. Esta fé do povo de crentes em Deus é que nós recebemos, vivemos e queremos comunicar, sendo catequistas na Igreja. Por isso, o mais importante para se ser catequista é ser crente dentro do Povo de Deus.”

2 comentários:

  1. Sou catequista novata ( iniciei este ano),gostei demais de seus artigos. Eles ajudam a nos orientar, nos abrem os olhos para temas não pensados ainda. E por nos serem de grande valia, sugiro, peço, que você coloque uma maneira que eles possam ser copiados e ou imprimidos. Não segure apenas para você o que Deus lhe deu e que pode ser muito útil em Sua Obra. Certa de que nos dará atenção, me despeço com um abraço na Paz de Jesus e no Amor de Maria.

    ResponderExcluir