Neste Post falaremos sobre a catequese, que tem por missão refletir a face de Cristo.
No Novo Testamento, o termo Catequese significa dar uma instrução a respeito da fé. Em sua origem, o termo se liga a um verbo que significa “fazer ecoar” (Kat-ekhéo). A Catequese, de fato, tem por objetivo último fazer ESCUTAR e REPERCUTIR a Palavra de Deus (doc. no. 26 CNBB)
A catequese nos dias atuais tem por missão criar uma interação entre a fé e a vida, onde o catequizando aplica em sua vida a fé adquirida ao longo da caminhada, criando vínculo com a comunidade e uma responsabilidade social, onde o “outro”, já não é mais um “outro”, mas um irmão em Cristo.
Uma catequese sem vida não dá frutos, caminha sem direção, pois a fonte da vida é o Cristo ressuscitado.
Vemos nos dias atuais milhões de pessoas desamparadas, desanimadas, vazias que buscam na vida e nas coisas “do mundo” um motivo de alegria. Algumas pessoas que vivem dessa forma acham a “alegria”, mas logo voltam ao mesmo vazio, pois não conhece verdadeiramente a vida. Essas tem a falsa ilusão de que a vida é o dinheiro que temos, as coisas que possuímos, o trabalho que conquistamos, o status que adquirimos e os amigos que fazemos.
A vida é MUITO MAIS QUE ISSO…
É ver nos olhos do irmão a face de Cristo, quando o ajudamos, sejam com palavras ou ações.
É fazer, é doar, sem esperar nada em troca.
É viver sem medo do amanhã, confiantes que Deus tudo pode.
É entregar-se de coração e alma ao plano de Deus sem medo de cair.
… a fé não pode ser provada, mas pode ser vivida. Basta coragem de se entregar a Deus, que nos aceita com nossos erros e defeitos e nos aprimora para vivermos em função Dele e para Ele, levando a sua boa nova aonde nossa voz consegue alcançar e aonde ele nos enviar.
Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
0 comentários:
Postar um comentário