1. Como acontece a iniciação cristã?
A iniciação cristã é um processo, uma experiência, um caminho que se percorre (nº 289) a saber:
a) O anúncio da Palavra. O primeiro passo da iniciação cristã é o anúncio, a boa noticia, a pregação da Palavra. Daí a necessidade de catequistas iniciados, isto é, com a experiência do encontro com Jesus Cristo e sua Palavra.
b) O encontro com Cristo. É um encontro marcante, transformante, vivo, persuasivo. Trata-se de uma experiência pessoal e comunitária, algo envolvente, impactante, apaixonante.
c) A conversão permanente. O encontro com Jesus Cristo leva à conversão, à mudança de vida, à transformação de jeito de pensar, sentir, agir e ser.
d) Inserção na comunidade. A Igreja é o corpo de Cristo, comunidade de fé, esperança e caridade. Quem se encontra com Cristo, descobre a Igreja, nela se engaja e trabalha. Crescer no conhecimento bíblico e participar da vida sacramental é um jeito concreto de se viver a iniciação cristã.
e) Espírito e ação missionária. Todo cristão, todo batizado e toda Igreja de Cristo é em si mesma missionária. A iniciação culmina na missão que por sua vez aprofunda a comunhão com Cristo e sua Igreja.
2. Frutos da iniciação cristã.
São muitos frutos da iniciação cristã. Antes de tudo a pessoa entra num processo de conhecimento, amor e seguimento de Jesus Cristo. Ele faz a vida ser nova, bela e grande. Os cristãos iniciados têm a identidade cristã bem definida através das convicções fundamentais que vêm da fé e o sentido da vida.
O Documento de Aparecida (nº 292) elenca alguns frutos da iniciação cristã:
a) O espírito de oração: a iniciação ensina a rezar, cria em nós o hábito de oração, o gosto de rezar e a perseverança na oração.
b) O amor à Palavra: há uma familiaridade, um apego, uma paixão pela Palavra de Deus e a vivência da mesma.
c) A prática da confissão: quem recebe a iniciação procura o sacramento do perdão, porque vive num processo de conversão e de santificação.
d) A participação da Eucaristia: é uma participação consciente profunda, amorosa que ajuda o iniciando viver o mistério pascal no cotidiano ou semanalmente.
e) Inserção na comunidade: a pessoa iniciada ama a Igreja, por ela sofre, nela trabalha com amor, generosidade e dedicação.
f) A solidariedade: é a vivência da caridade, do amor fraterno, da justiça e promoção humana.
g) O fervor missionário: quem teve uma catequese de iniciação cristã, demonstra essa experiência na ousadia, criatividade e ímpeto missionário. Adquire espírito e consciência missionária.
A paróquia é o lugar onde se ensina e se vive a iniciação. A Igreja nos oferece o livro litúrgico, Ritual de Iniciação Cristã de Adultos - RICA, que é fonte de ensinamento, prática e celebração da iniciação cristã.
PARA ACOMPANHA TODA A FORMAÇÃO SOBRE INICIAÇÃO CRISTA CLIQUE NO MARCADOR iniciação cristã! Logo abaixo
0 comentários:
Postar um comentário