16 setembro 2011

Por que a Iniciação Cristã é importante?


1.   A Iniciação Cristã é importante, porque leva o catequizando a se encontrar, se entusiasmar e vibrar pela fé cristã, pela Igreja, enfim, pela religião católica. Há um envolvimento, um experiência, um encontro, uma descoberta que comove, que atrai e que fascina o catequizando. Com a Iniciação Cristã, a catequese deixa de ser obrigação, lei, dever, coisa pesada ou chata. Pelo contrário, cresce a amizade por Jesus, o amor pela Igreja, o desejo de ser melhor. A Iniciação Cristã envolve a vida do catequizando. Ele vai sentir-se amado por Deus e engajado na comunidade.
2.   A Iniciação Cristã, evita uma catequese de decoreba, de doutrinação, de ler um livro ou catecismo como se fosse uma aula qualquer. Catequese não é uma aula qualquer, coisa parecida com aula de matemática, de português etc., um ensino só para a cabeça. A Iniciação Cristã toca mais o coração e a vida, ajuda a realizar uma experiência viva, onde o catequizando se envolve afetivamente, cresce na fé, deseja ser melhor. Assim, este catequizando não desaparece depois da Primeira Eucaristia, nem depois da Crisma. Ele vai perseverar e vai se engajar na comunidade. Vai “permanecer no amor”.
3.   A Iniciação Cristã cria no coração do catequizando o hábito da oração. Leva-o a gostar da liturgia, das celebrações, da prática dos sacramentos. Faz tudo isso por convicção, não por obrigação. Tem o gosto de rezar e de participar das celebrações da fé, vive cristãmente o dia do domingo. Portanto, adquire gosto espiritual e vive a vida no Espírito. Vibra pela celebração da fé. Torna-se um cristão participante e atuante na comunidade.
4.   A Iniciação Cristã desenvolve um tal gosto e vibração pela fé que o catequizando vai sempre querer crescer mais, aprofundar-se. Para ele catequese é um processo que nunca acaba. Não faz catequese para receber os sacramentos, pelo contrário, entra num processo, numa caminhada de continuidade, de perseverança, de aprofundamento, de formação permanente.
5.   A catequese de Iniciação Cristã, forma cristãos convictos do amor de Deus, encantados por Jesus e seu reino; participantes da comunidade e construtores da sociedade. Tudo isso acontece porque esta catequese leva a um encontro vivo, uma experiência de vida, um desejo de maior conhecimento e vivencia da Palavra. Portanto, conduz o catequizando a uma maturidade em Cristo que se expressa no testemunho de vida e no compromisso missionário. A Iniciação Cristã conduz à prática e vivência do evangelho. Supera a catequese só doutrinal, ou só por costume, tradição, dever, mas leva à convicção que catequese é uma caminhada, um processo, um itinerário que transforma a vida e leva à vivência Cristã. A Iniciação Cristã é uma catequese que cria no coração do catequizando o amor aos irmãos, o cuidado pelos pobres, a luta por um mundo melhor, a consciência da transformação da realidade onde o outro é irmão. A iniciação Cristã ensina a dimensão social da fé, isto é, a caridade, a solidariedade, a fraternidade e a verdadeira libertação.
Para acompanha toda a formação sobre iniciação cristã clique no marcador iniciação cristão logo abaixo!

0 comentários:

Postar um comentário