09 setembro 2011

Que é a Iniciação Cristã?



A Iniciação Cristã é um processo através do qual a pessoa é inserida no mistério de Cristo, morto e ressuscitado, se torna discípula de Cristo e em seguida é admitida aos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia (cf. Leão Magno, De Baptismo I,1). A Iniciação Cristã acontecia através de um método chamado catecumenato. Este método marcou os primeiros tempos da Igreja. Esta catequese levava o catequizando a fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo e seu reino. Não era apenas uma doutrina, um ensino, um catecismo, era um verdadeiro encontro, uma experiência de vida que encantava, empolgava, apaixonava o catequizando, no amor a Deus e aos irmãos.
1.1.   Por que se dá a este processo o nome de Iniciação Cristã? Porque era o inicio de uma caminhada, de um itinerário, com diversas etapas, através da qual o catequizando adquiria maturidade, profundidade, transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, competente, participativo, alegre, um verdadeiro discípulo missionário. Tornava-se um cristão evangelizado. Iniciação cristã é o inicio de um caminho que leva a um processo de transformação pessoal, comunitária e social.
1.2.   O catequizando se chamava de catecúmeno, porque a Iniciação Cristã acontecia através de um método chamado catecumenato, ou seja, era a catequese de preparação para os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. O catecumenato (Iniciação Cristã), não era uma doutrinação, um ensino racional, mas envolvia o catequizando de tal maneira que ele se tornava evangelizado, discípulo, missionário.
1.3.   A Iniciação Cristã era feita em etapas, com ritos, celebrações, gestos, símbolos. Assim, o catequizando aprendia e celebrava os mistérios da fé. Mistério é aquilo que estava escondido e que foi revelado nas Sagradas Escrituras. Deus nos salva através da Palavra e de gestos, de acontecimentos, de sinais que são os mistérios. Mistagogia era o modo de o catequista explicar os mistérios depois de celebrá-los. A Catequese de Iniciação Cristã, ou seja, o catecumenato, tinha ritos, celebrações, cerimônias que ajudavam o catequizando a celebrar e viver o que ele aprendia. Todo esse jeito de ensinar, celebrar e viver a fé chama-se de mistagogia. 
PARA ACOMPANHA TODA A FORMAÇÃO SOBRE INICIAÇÃO CRISTÃ LEIA O PRIMEIRO POST. CLICANDO NO MARCADOR (iniciação cristã)

0 comentários:

Postar um comentário